Blog

Guia prático de iniciação à vida sustentável
(50+ dicas para começares já)

É apenas uma questão de tempo até o modo de vida sustentável deixar de ser uma opção. Se queremos proteger a vida na Terra, adotar um estilo de vida sustentável é o único caminho a seguir. Podemos e devemos exigir uma maior regulação jurídica, medidas políticas mais incisivas e até um maior compromisso por parte do tecido empresarial, contudo, a nossa responsabilidade individual deve sempre ser tomada e vir primeiro do que tudo o resto. Cabe a todos e a cada um de nós fazer parte da mudança.

Na verdade, existe um número cada vez maior de pessoas que estão alerta para a problemática da sustentabilidade ambiental, social e económica do planeta, porém, por vezes as maiores dificuldades são perceber por onde começar e qual o impacto real que estes pequenos ou grandes esforços em prol da mudança podem ter. A GreenFest desenvolveu um guia prático com vários passos para te iniciares numa vida mais sustentável. Neste guia, vais encontrar soluções que podes implementar na tua casa, no teu local de trabalho ou na tua escola a partir de hoje mesmo.

O que é uma vida sustentável?

15 dicas para tornares a tua casa mais sustentável

10 dicas para te moveres de modo sustentável (transporte sustentável)

10 dicas para compras mais sustentáveis

10 dicas para fazer um uso sustentável da tecnologia

O que é uma vida sustentável?

Podemos definir vida sustentável como um estilo de vida que não prejudica o planeta, que procura reduzir o uso dos recursos naturais (e finitos) da Terra. Tanto a prática como a filosofia geral deste estilo de vida relaciona-se com os princípios gerais de desenvolvimento sustentável. Como desenvolvimento sustentável entende-se um desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de as gerações futuras conseguirem satisfazer as suas próprias necessidades. Neste sentido, a sustentabilidade não se relaciona apenas com a questão ambiental, mas também com a questão económica e social. Contudo, o conceito de desenvolvimento sustentável não pode ser confundido com o conceito de crescimento económico, já que este último não considera a finitude dos recursos naturais para o cumprimento dos seus objetivos. O desenvolvimento sustentável, por outro lado, procura harmonizar os objetivos do desenvolvimento económico, do desenvolvimento social e da conservação ambiental. É através de escolhas que respeitam a harmonia entre estes três pilares que é possível construir uma vida sustentável.

No início pode parecer incrivelmente difícil alterar hábitos que fazem parte da nossa vida desde sempre, mas quando divides a mudança em pequenos e progressivos passos tudo se torna mais exequível. Depressa perceberás que tens mais poder do que pensavas para incitar a mudança. E, além de saberes que estás a atuar da melhor forma e de beneficiares das tuas próprias escolhas sustentáveis, ainda vais conseguir economizar dinheiro. Sim, investir em alguns fundamentos de desperdício zero pode também fazer a diferença na tua carteira.

15 dicas para tornares a tua casa mais sustentável

A tua casa é o melhor local para começares a tua jornada em busca da sustentabilidade, já que é o local onde tens maior poder de decisão. Por outro lado, é também dentro de casa que provavelmente vais encontrar um maior número de alterações a fazer, por isso prepara-te e mãos à obra.

Se estás prestes a iniciar o processo de compra ou construção de uma nova casa, consulta o nosso artigo sobre casas sustentáveis e percebe quais as escolhas mais sustentáveis que podes fazer antes de avançares. 

1. Opta por eletrodomésticos eficientes

Sempre que tiveres essa possibilidade, escolhe eletrodomésticos energeticamente eficientes. Além de te ajudarem a poupar dinheiro no final do mês, também te vão ajudar a reduzir o impacto ambiental que a tua casa tem, isto porque te farão poupar mesmo muita energia a longo prazo. Para a tua escolha, deves considerar a etiqueta de eficiência energética, cuja escala vai de A+++ (mais eficiente) a D (menos eficiente). Depois de comprado o eletrodoméstico, também deves ter em atenção a sua manutenção e até o local onde o colocas. Por exemplo, nunca coloques um frigorífico próximo do fogão, uma vez que eles terão de gastar mais energia para compensar o ganho de temperatura. Outro aviso que deixamos é para nunca colocares roupa a secar atrás do frigorífico, já que essa definitivamente não é uma atitude sustentável. Aos colocares roupa húmida sobre as grades atrás do frigorífico, estás a dificultar a dissipação do calor, o que diminui a capacidade de arrefecimento e causa desgaste no refrigerador, diminuindo a vida útil do compressor e aumentando a conta de energia.

2. Desliga os dispositivos quando não os estás a usar

Esta dica é bastante óbvia e é também a que te permite uma poupança económica mais rápida, mas a verdade é que muita gente ainda não a coloca em prática. Se estás comprometido com um estilo de vida sustentável, tenta aproveitar ao máximo a luz natural e apaga sempre as luzes que não estão a ser utilizadas. Além das luzes, desliga sempre todos os dispositivos à noite na tomada, não deixes nada em stand-by, incluindo o wi-fi. 

3. Escolhe uma iluminação eficiente

Em vez de lâmpadas incandescentes, usa iluminação LED na tua casa, pois está comprovado que dura mais, o que reduz a necessidade de continuar a comprar lâmpadas.

4. Faz uma gestão cuidada do aquecimento da casa

Sempre que não seja necessário, não ligues o aquecimento, por vezes vestir mais uma camada de roupa é o suficiente. Quando for mesmo necessário teres o aquecimento ligado, procura regular os aparelhos de climatização para temperaturas adequadas e usa-os apenas quando utilizares as divisões que estás a aquecer. No aquecimento, tal como na iluminação, sempre que possível, é importante fazer uso das fontes externas naturais (abrir as janelas e deixar o sol entrar por vezes é uma grande ajuda no aquecimento, bem como abrir as janelas à noite também é uma opção para conseguir um ambiente mais fresco). Nunca escolhas sistemas de aquecimento que promovem a libertação de CO e CO2 da divisão sem a existência de uma chaminé que permita a correta expulsão dos gases de combustão – aquecedores catalíticos e a parafina, por exemplo, não são boas opções. Se o teu aquecimento é feito a partir de uma lareira, descobre neste artigo sobre lareiras eficientes como podes tornar a tua lareira um aquecimento mais sustentável. 

5. Diminui o consumo de papel 

Uma ótima forma de reduzires o teu consumo doméstico de papel é substituíres guardanapos e rolos de cozinha por toalhas e guardanapos de tecido. Além disto, sempre que fores a imprimir alguma coisa, faz o esforço de pensar se precisas mesmo de imprimir ou se a versão digital do que ias imprimir te serve o mesmo propósito.

6. Opta por não receber publicidade na caixa de correio

Outro modo de incentivares a redução do desperdício de papel é colocares o selo “Publicidade aqui não” na tua caixa de correio. Opta por receber a publicidade de modo digital, sem papel. A maioria dos bancos e outras empresas já começa a ter iniciativas verdes implementadas segundo as quais é dada a possibilidade de serem enviados e-mails importantes em vez de avisos em papel, sempre que te for dada esta opção escolhe-a, além de ser mais prática, estás a evitar o desperdício ambiental.

7. Poupa água sempre que possas

Adquire um chuveiro que economize água e rejeita a banheira. Começa a cronometrar o teu tempo no banho de modo a não acabares por gastar mais água no chuveiro. Fecha sempre a torneira quando não estás a utilizar a água, seja a tomar banho, a lavar roupa ou loiça, a lavar as mãos, a cara ou os dentes. Regula os aparelhos de produção de água para temperaturas o mais próximo possível das de utilização ou regule-os para a função económica, sempre que esta existir.

8. Evita secar a roupa de modo elétrico

Sempre que possível, aproveita as energias renováveis para as tuas tarefas. Evita secar a roupa na máquina de secar ou numa outra secadora elétrica. Pendura a roupa molhada num estendal ao ar livre e aguarda com paciência que a roupa seque. Felizmente, até no Inverno o nosso país goza de uma média de 4 a 6 horas de sol, o que é mais do que suficiente para conseguirmos ter roupa seca de um modo sustentável.

9. Cultiva os teus próprios alimentos

Só tens a ganhar em teres a tua própria horta, além de poupares dinheiro, terás a garantia de que estás a consumir produtos orgânicos e de qualidade. Podes começar por cultivar os teus próprios temperos, como orégãos, cebolinho e salsa, e tentar depois cultivar frutas e vegetais. Mesmo quem mora num apartamento consegue fazer crescer mini-hortas. Utiliza sempre fertilizantes orgânicos.

10. Faz compostagem

A compostagem é um processo biológico que recicla a matéria orgânica (folhas, restos de fruta e hortaliças) e transforma-a num fertilizante natural. Em vez de deitares fora este tipo de matérias, faz com que elas se tornem úteis na tua casa, a tua horta e o planeta agradecem. Tem sempre o cuidado de retirar os autocolantes que costumam vir em frutas como a banana ou a maçã.

11. Não desperdices comida

Reduz o desperdício de alimentos, comprando apenas o que precisas. Não é pelo facto de um produto alimentar estar mais barato que vais comprar quantidades que não necessitas, isso é sempre uma péssima prática. Vais acabar por não poupar e ainda desperdiçar comida. Sempre que tiveres sobras ou restos, procura utilizá-los, existem imensas fantásticas que consegues encontrar online. Se, por exemplo, tiveres restos de vegetais, faz uma sopa de vegetais. Com cascas de batatas, pontas de cenoura e talos de bróculos, por exemplo, já consegues ter uma base de uma sopa barata, saudável e saborosa. Com sobras de vegetais e frutas podes também fazer smoothies fantásticos.

12. Cozinha de forma eficiente

Sabias que ao utilizar uma panela de pressão consegues reduzir em 70% o tempo de cozimento e a energia consumida? Sempre que a receita o permitir, seja com que panela for, coloca a tampa na panela enquanto o preparado estiver a cozinhar, desta forma vais sempre diminuir o tempo de fervura e despender de uma quantidade muito menor de energia.

13. Evita o plástico

Substitui o papel de alumínio e a película por embalagens reutilizáveis de alimentos. Se não tens nenhum tupperware, investe num conjunto de aço inoxidável, mas se já tens caixas de plástico, não as deites fora, utiliza-as até se estragarem e depois não voltes a comprar caixas de plástico. Palhinhas e cotonetes são dois grandes responsáveis pelo lixo marítimo, não compres estes produtos de plástico. Opta por palhinhas de bambu, metal, vidro ou massa comestível. 

14. Reutiliza sempre que possível

Pensa sempre em reduzir, reutilizar e reciclar por esta mesma ordem. Antes de reciclar, procura reutilizar as coisas que já tens. Por exemplo, reaproveita os frascos de vidro que tens em casa, podes usá-los para guardar sobras ou para armazenar guloseimas caseiras, como húmus, compota ou granola. 

15. Opta por cápsulas de café reutilizáveis

As cápsulas são, de facto, um modo bastante prático e rápido de consumir café, mas não são o modo mais sustentável, pelo menos a grande maioria delas. Já paraste para pensar quantas cápsulas de café deitas fora por dia? A maior parte das cápsulas do mercado são constituídas essencialmente por plástico e alumínio. Se não quiseres abdicar da comodidade das cápsulas, opta sempre por cápsulas de café em metal reutilizável (existem cada vez mais marcas a produzi-las).

10 dicas para fazer limpeza sustentável

No contexto pandémico que estamos a atravessar, pode, por vezes, ser complicado fazer as escolhas mais sustentáveis. Lavar a roupa a altas temperaturas, a 90ºC, por exemplo, é uma recomendação de saúde pública para a eliminação do coronavírus. O recomendável como mais sustentável, de modo a gastar menos energia e não correr o risco de danificar a roupa, seria optar por temperaturas mais baixas. Contudo, numa altura como esta, temos de fazer cedências em prol da saúde, o importante é que continuemos conscientes sobre o nosso esforço pela sustentabilidade. Podemos lavar a roupa a 90ºC, mas devemos ter sempre a consciência de que esse é um esforço energético e económico superior. Este pensamento deve ser análogo nas outras tarefas de desinfeção. Apesar das novas exigências ao nível da limpeza, há ainda muito que podes fazer para tornares a tua vida mais sustentável – descobre as nossas 10 dicas abaixo. 

1. Lava o teu carro a seco

Existe muito desperdício de água na lavagem convencional dos carros. Uma ótima e sustentável opção é a lavagem a seco. Este tipo de lavagem utiliza, em média, apenas 300 ml de água por lavagem e, além disso, não causa nenhum dano à pintura, o que é também uma grande mais valia.

2. Diz adeus à tradicional esponja amarela

A esponja de lavar loiça, além de não ser o modo mais higiénico de lavar loiça, pois promove a acumulação de resíduos, não é reciclável. Atualmente existem várias opções feitas a partir de materiais biodegradáveis e compostáveis que pode escolher, contudo, se tiveres a opção de lavar a loiça na máquina, num programa de lavagem económico e aproveitando a capacidade máxima da máquina, essa será uma escolha mais sustentável.

3. Evita os detergentes convencionais

O vinagre, o sal, o bicarbonato de sódio e o sumo de limão cumprem muitos dos propósitos de limpeza dos detergentes e, por vezes, podem ser a melhor opção. Quando tens mesmo de utilizar detergentes, escolhe detergentes ecológicos (são muitas as opções no mercado).

4. Enche a máquina de lavar roupa

Aposta em cargas completas. A máquina vai usar a mesma quantidade de água e energia independentemente da quantidade que está a ser lavada, por isso faz com que cada lavagem conte. E se te estás a perguntar se não seria melhor lavar a roupa à mão, a resposta é não. Vários estudos demonstram que apostar na lavagem automática, escolhendo de preferência o programa ecológico, utiliza menos água por carga do que uma lavagem manual. 

5. Evita passar a ferro

Reduz a necessidade de passar a ferro ao evitar a formação de rugas na roupa logo após a sua lavagem.

6. Faz uma boa manutenção das tuas máquinas

A tua máquina de lavar roupa ou loiça terá um melhor desempenho se a mantiveres limpa. Limpar sempre a tela de cotão do secador da tua máquina de lavar roupa após cada lavagem é fundamental, bem como utilizar produtos anti-calcário na máquina de lavar loiça. O acumular de sujidade vai aumentar o tempo de lavagem, o que vai fazer com a tua máquina gaste mais recursos.

7. Escolhe varrer em vez de lavar

Para economizar água, escolhe varrer em vez de lavar. Se quiseres lavar a calçada ou o quintal com água, aproveita a água da chuva ou procura reaproveitar a água que gastaste noutras coisas, como no banho, por exemplo, essa água não é própria para consumo mas serve muito bem para esse tipo de limpezas.

8. Reduz e recicla produtos de limpeza

Opta por produtos com recargas concentradas (reduz) e com embalagens recicláveis e recicladas (recicla). Não desperdices produto, procura esvaziar a embalagem e fazer uso de cada gota.

9. Encontra a temperatura certa para as lavagens

Encontrar a temperatura certa para as tuas lavagens é essencial. Como o aquecimento da água consome muita energia, a redução da temperatura da água pode ter um efeito significativo na sustentabilidade da tua limpeza. Como explicamos acima, a situação pandémica pode exigir cuidados diferentes, mesmo assim, procura estudar as temperaturas ideais para as tuas necessidades de limpeza para perceber se a temperatura elevada é mesmo necessária ou se consegues baixá-la sem perder a qualidade da limpeza.

10. Lava bem à primeira

Esta máxima pode ser utilizada para qualquer tipo de coisa que faças, então ao nível da limpeza é crucial. Fazer bem à primeira será sempre o melhor modo de poupar recursos. Evita lavar duas vezes os mesmos itens. Perde algum tempo a estudar os programas de lavagem e ganha esse tempo depois por não teres de repetir o processo. A re-lavagem significa que vamos utilizar o dobro da energia e nós não queremos isso numa vida sustentável. Evita as pré-lavagens, raspa bem os alimentos do prato e faz pré-tratamentos sobre as nódoas da roupa. Pensa sempre no gasto duplicado que terás ao colocar o item de novo a lavar.

10 dicas para te moveres de modo sustentável (transporte sustentável)

Sabias que o consumo de cada litro de combustível produz cerca de 2,5 kg de CO2? É evidente o prejuízo que os combustíveis fósseis têm no meio ambiente. Infelizmente, por vezes é inevitável a utilização de viatura própria. Se vais trocar ou comprar um carro novo, opta por um modelo ecológico, os carros híbridos e elétricos são uma opção de transporte mais sustentável. E, se não for uma necessidade absoluta, evita comprar carros muito grandes, já que os modelos mais pesados podem gastar até 50% mais combustível do que um veículo ligeiro. Claro que muitas vezes pode ser muito complicado ou até mesmo impossível adquirir um carro deste género devido ao investimento elevado, o que é perfeitamente compreensível. Não desanimes, existem outras formas de te moveres de um modo mais sustentável que não investir num novo carro. Quando fores viajar, opta também por um transporte sustentável – descobre neste artigo como ser um turista mais sustentável.

1. Opta pela rede de transportes públicos

Privilegia o uso de transportes públicos, pois, por norma, são mais económicos e quando comparados aos custos ambientais de um carro, este tipo de transporte é mais ecológico. Sabias que uma pessoa a viajar de carro produz nove vezes mais CO2 do que se fizesse a mesma viagem de comboio? Além disso, utilizar transportes públicos é uma excelente oportunidade para colocar em dia a leitura ou outras coisas que não poderias estar fazer se estivesses a conduzir. 

2. Anda de bicicleta

Devido ao crescente uso das bicicletas, os municípios têm investido cada vez mais na criação de ciclovias. Sempre que possível, troca o carro pela bicicleta, a bicicleta é sem dúvida um transporte sustentável. Além de poluíres menos o meio ambiente, contribuis para a redução do trânsito, poupas dinheiro em combustível e ainda fazer exercício físico, as vantagens são enormes, tanto para ti como para o ambiente. Compra uma bicicleta usada ou usa os serviços de aluguer de bicicletas no teu município e começa já a fazer a diferença.

3. Anda de mota

Se precisas mesmo de um veículo motorizado para as tuas deslocações, considera a mota. Sabias que uma mota de 125cc produz menos 65% de CO2 e precisa apenas de um terço do combustível que um automóvel gasta? Quando comparadas com os carros, as motas podem ser alternativas ecológicas. 

4. Anda a pé

Nem sempre é possível, mas sempre que é, deixa o carro parado e vai a pé. Andar a pé é sem dúvida a opção mais ecológica. Se quiseres tornar algumas caminhadas ainda mais proativas na defesa do ambiente, faz plogging – a nova tendência do fitness que consiste em correr ou caminhar e apanhar todo o lixo que se encontrar pelo caminho.

5. Rejeita o elevador e as escadas rolantes

Mais uma dica que tem tanto de ecológico como saudável. Escolhe sempre as escadas, vais ver que fará a diferença. 

6. Partilha o transporte (boleia)

Organiza boleias para o trabalho, para eventos e para outras atividades. Este é um excelente modo de tornar as viagens de carro mais sustentáveis, pois estás a reduzir a necessidade de existirem outros carros em circulação. Existem várias aplicações que te ajudam a encontrar pessoas com o mesmo destino, com elas podes dividir o custo e o impacto ambiental da viagem.

7. Opta por um carro elétrico

Se tiveres a possibilidade de ter um carro elétrico em vez de um carro que consuma combustíveis fósseis, avança. Se já tens um carro elétrico procura mantê-lo sempre carregado. Para carregamentos feitos em casa, tenta programá-los de modo a que sejam feitos fora das horas de maior congestionamento da rede elétrica pública.

8. Reduz a velocidade

Se andas de carro, anda a velocidades mais reduzidas e adota um estilo de condução o mais eficiente possível.  Sabias que ao acelerar acima dos 120 km/hora vais aumentar o consumo de combustível em cerca de 30%, o que significa mais emissões de CO2 e uma maior poluição do meio ambiente? Além disso, significa uma maior despesa e um maior risco de teres um acidente.

9. Evita viagens curtas

Evita pegar no carro para viagens curtas, como mencionamos acima existem outras opções que podes utilizar para essas deslocações. Quando o motor do carro está frio, produz mais emissões de CO2, ou seja, polui mais. Quando fizeres uma viagem no teu automóvel, procura fazer o máximo de deslocações que tens pendentes de uma vez, ao invés de ires fazendo pequenas viagens ao longo do dia.

10. Evita andar de avião

Já ouviste falar em flight shame? A expressão tem-se tornado popular devido ao enorme custo ambiental que as viagens aéreas acarretam. Dados indicam que, se nada for feito, o transporte aéreo pode ser responsável por até 15% das emissões de CO2 no mundo em 2050. De modo a viveres uma vida mais sustentável, recomendamos que reduzas os teus voos, principalmente quando o voo é realizado devido a uma reunião/evento que pode ser substituído através de uma videochamada, e quando voares escolhe uma companhia aérea que tenha práticas de desperdício zero (existem cada vez mais companhias com esta preocupação, procura estar atento e escolhe uma que apoie os valores da sustentabilidade de modo ativo).

10 dicas para compras mais sustentáveis

Consumir de modo sustentável é provavelmente a tarefa mais exigente deste guia, principalmente porque tudo na ótica do consumo e de quem vende está desenhado de modo a incentivar os excessos e os sentimentos de necessidade irreais. Por isso, atenta nestes 10 passos e tenta sempre questionar-te antes de procederes à compra: “Será que estou a fazer uma compra sustentável?”. Se a resposta for “não” ou “não tenho a certeza” não compres.

1. Compra localmente

Opta por comprar produtos fabricados perto. Ao fazer isso, diminuis a quantidade de dióxido de carbono emitido no transporte, incentivas o comércio local e contribuis para o crescimento da tua vila/cidade. Além de ser uma atitude ecologicamente positiva, ela é tem também um impacto social e económico relevante. 

2. Compra produtos de higiene sustentáveis 

Ter o cuidado de comprar produtos de higiene sustentáveis é determinante para uma vida mais sustentável. Ao fazeres esta escolha não estás só a reduzir a tua própria pegada ecológica, estás também a contribuir para o crescimento dos negócios e das marcas com consciência ecológica e isso é muito significativo. Antes de mais, procura produtos que não tenham plástico a envolver. Em vez de comprares champôs, desodorizantes e sabonetes líquidos, compra a sua versão em barras, são mais ecológicas. Substitui a escova de dentes de plástico por uma em bambu, cujo cabo é totalmente compostável e as cerdas recicláveis. Relativamente às escovas de plástico, não as deites logo ao lixo, podes reaproveitá-las para fazer limpezas. Partilha produtos de higiene com a tua família – pergunta-te se existe mesmo a necessidade de utilizarem produtos diferentes? Com esta dica podes poupar dinheiro e reduzir o teu impacto ambiental. Precisas mesmo de utilizar mil e um produtos de higiene – aquele champô para as pontas espigadas, aquele amaciador para os dias de sol, mais aquele sabonete para as unhas dos pés? Muitas vezes, todos eles servem para o mesmo efeito, procura utilizar produtos de banho polivalentes. Recusa lâminas descartáveis, opta por comprar uma máquina de barbear/máquina depiladora ou lâminas recicláveis. É também muito importante que leias sempre os rótulos deste tipo de produtos para conseguires identificar produtos químicos tóxicos e prejudiciais.

3. Escolhe produtos de maquilhagem ecológicos

Os produtos de maquilhagem, a par dos produtos de higiene, podem ter um impacto muito negativo no ambiente. Sempre que comprares novos produtos, tenta perceber em que condições são produzidos e procura escolher opções o mais duradouras possíveis. Por exemplo, compra almofadas de algodão reutilizáveis para remover a maquiagem, em vez de discos de algodão descartáveis, e quando comprares cotonetes, opta pela sua versão em papel.

4. Compra um copo menstrual

A pegada ecológica das mulheres tende a ser muito superior à dos homens. Em grande medida, isto acontece muito por causa dos pensos higiénicos e dos tampões convencionais que não são recicláveis nem biodegradáveis. Aconselhamos-te a mudar para um copo menstrual, a redução da tua pegada ecológica que vais conseguir com esta mudança é enorme, além da poupança económica que vais obter. Absorventes reutilizáveis também são uma opção válida, contudo o copo menstrual leva mesmo a taça no que diz respeito ao modo mais sustentável de viver a menstruação.

5. Escolhe papel higiénico reciclado

Compra papel higiênico reciclado com embalagem sem plástico. Algumas marcas optam por embrulhar os rolos em papel, por exemplo, o que constitui, sem dúvida, uma prática mais sustentável. 

6. Compra menos carne

Para ser sustentada, a mudança faz-se aos poucos. Deixar de comer carne de um dia para o outro pode ser muito complicado, por isso recomendamos-te que comeces aos poucos. Definir dias da semana livres de carne, por exemplo, pode ser um excelente começo. A produção de carne em escala global é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. O setor da agropecuária é também um dos principais responsáveis pela desflorestação, pois é necessária uma grande área de pastagem para a criação de gado. Além disso, a quantidade de água e energia consumidas durante todo o processo é muito preocupante. Para teres uma ideia, para fazer 1 simples hambúrguer da McDonald ‘s, que consegues comprar por apenas 1€, são gastos 2.393 litros de água. Para teres uma vida mais sustentável, começa por comprar menos carne e sempre que a comprares esforça-te por comprares a produtores locais e a um preço justo. 

7. Compra produtos orgânicos a granel

Sempre que possível, compra a granel. Rejeita produtos embalados e sempre que puderes, opta por alimentos orgânicos, já que a sua produção respeita o ciclo de vida dos animais e meio ambiente, evitando a contaminação do solo, da água e da vegetação. Ao comprares a granel também beneficias do facto do desperdício ser menor, já que selecionas apenas a quantidade de que necessitas. 

8. Compra menos roupa e opta sempre por materiais sustentáveis

A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes do planeta. Para a produção de uma simples peça de roupa são gastos milhares de litros de água. Ainda por cima, ao ser lavada na máquina, esta peça de roupa ainda vai libertar microplásticos que vão parar diretamente aos nossos rios e oceanos. É urgente travar os efeitos da fast-fashion no nosso planeta. Compra menos roupa, opta sempre por materiais sustentáveis, e sempre que possas compra em segunda-mão. Investe em menos peças de maior qualidade, que sejam duradouras e intemporais, procura sempre a slow-fashion. Sê original, transforma roupas velhas em peças diferenciadoras ou adquire habilidades básicas de costura para remendar eventuais defeitos. Doa os trapos velhos a um mecânico local ou a outro negócio que possa fazer uso deles. 

9. Compra uma garrafa de água reutilizável 

Pára de comprar água engarrafada, utiliza um garrafão reutilizável quando comprares água, fica-te mais barato e é muito mais ecológico. Compra também uma garrafa de água reutilizável e tornem-se amigas inseparáveis, se a tiveres sempre contigo nunca vais precisar de comprar garrafas de água e consegues sempre encontrar um local para te abasteceres com água potável de modo gratuito. 

10. Recusa o plástico 

Para viveres uma vida mais sustentável, vais ter de recusar a comodidade muitas vezes. Recusa o café ou a cerveja servidos em copos de plástico, sim, deves assumir o papel de cliente chato, alguém terá de ser o primeiro a mostrar-se incomodado para que a mudança ocorra. Tenta ter sempre contigo uma chávena de silicone, de vidro ou de metal e pede para a bebida ser servida aí. Não masques pastilhas elásticas, pois o seu ingrediente principal é o plástico. Sabias que anualmente são produzidas no mundo 1,74 triliões de pastilhas elásticas? As pastilhas não são biodegradáveis, demoram muitos anos a desaparecer, por isso, sem dúvida, de que não são um produto sustentável. Se fores às compras, seja no supermercado, numa padaria ou numa loja de roupa, leva o teu próprio saco e recusa os sacos descartáveis, mesmo quando são oferecidos.



10 dicas para fazer um uso sustentável da tecnologia

A tecnologia é, de facto, algo incrível, oferece-nos imensas possibilidades. Quando falamos de tecnologia pensamos em sustentabilidade, pensamos em avanço civilizacional. De um modo doméstico, a tecnologia permite-nos, por exemplo, poupar em papel ou em deslocações/viagens, mas cuidado podemos estar a gastar demasiados recursos na mesma. Não devemos esquecer que dispositivos eletrónicos e servidores dependem de fontes de energia constantes, que também têm o seu impacto ambiental. E não é apenas o consumo de recursos – estes dispositivos são também responsáveis por emissões significativas de gases com efeito de estufa, principalmente quando o dispositivo está a ser construído. Outro problema de sustentabilidade que a tecnologia traz é o facto de os aparelhos eletrónicos evoluírem muito rapidamente, sendo criada a necessidade de substituição pelo modelo mais recente com muita rapidez. O lixo eletrónico é uma realidade que devemos ter em conta quando procuramos viver uma vida mais sustentável. Sabias que apenas 20% dos resíduos eletrónicos são reciclados? Se esta tendência se mantiver, estudos da ONU estimam que poderemos chegar a 120 milhões de toneladas de lixo eletrónico em 2050. Assim, entende-se a necessidade de haver um cuidado especial com o uso que fazemos da tecnologia, por muito verde que ela nos pareça à partida.

1. Usa energias renováveis

Existem cada vez mais soluções de carregamento através de energia solar para smartphones e tablets. Procura essas soluções e utiliza-as.

2. Prefere as baterias/pilhas recarregáveis

Usa baterias e pilhas recarregáveis sempre que possível. Uma pilha/bateria recarregável chega a durar o equivalente a mil descartáveis, por isso imagina a poupança que conseguirás com esta escolha, tanto a nível económico como ambiental. 

3. Reutiliza os dispositivos eletrónicos

Uma recomendação comummente dada pelos especialistas em reciclagem eletrónica é a passagem dos aparelhos eletrónicos entre amigos ou familiares ou a sua venda em mercados de segunda mão. Ou seja, tenta sempre dar uma nova vida ao teu aparelho eletrónico antigo antes de o colocares na reciclagem.

4. Doa a tua tecnologia

Existe ainda a possibilidade de doares os teus produtos eletrónicos que já não usas a ONGs especializadas, a escolas ou a outras instituições que vão aproveitá-los ao máximo.

5. Recicla os dispositivos eletrónicos

Quando os dispositivos estiverem inutilizáveis, recicla-os usando programas de reciclagem específicos para lixo eletrónico. 

6. Opta pela computação em nuvem

Discos rígidos e servidores físicos são muito menos sustentáveis do que a computação em nuvem. Opta por este modo de armazenamento sempre que possível.

7. Tenta arranjar antes de trocar

Tenta ter uma visão menos descartável sobre a tecnologia. Antes de deitares fora o teu computador antigo, tenta consertá-lo. Por vezes tudo o que os teus dispositivos precisam é de uma limpeza. Como tudo, lembra-te que também a tecnologia precisa de uma manutenção cuidada.

8. Apoia as tecnologias verdes

Sempre que tenhas essa opção, apoia uma tecnologia verde em vez de uma tecnologia convencional. Hoje em dia existem muitas tecnologias verdes, até motores de busca verdes, como, por exemplo, a Ecosia – uma empresa que usa parte dos seus lucros para plantar árvores e funcionam com energia 100% renovável. Como esta, existem outras empresas que apresentam tecnologia verde, só tens de estar sensibilizado e alerta para as encontrares.

9. Compra dispositivos em segunda mão

Se vender os teus aparelhos antigos é uma prática sustentável, optar pela compra em segunda mão também o é. Comprando em segunda mão, consegues poupar dinheiro, ajudar a estender o período de vida útil dos equipamentos. Claro que ao fazeres estas compras deves ter sempre em atenção a eficiência energética, de modo a perceber se o aparelho não é demasiado antigo e pouco eficiente de modo a ser, de facto, uma compra acertada e sustentável.

10. Diminui a tua pegada digital

Esta dica pode surpreender muitas pessoas, mas, de facto, não é por algo ser digital que tem um impacto zero no ambiente. A existência de spam, e-mails não lidos e mensagens antigas inúteis não requer espaço físico, mas requer recursos físicos, especialmente água. São necessários biliões de litros de água para arrefecer computadores. Limpar a caixa de entrada do e-mail pode parecer uma prática muito insignificante à primeira vista, mas não é – 60% dos e-mails enviados nunca são abertos e cada e-mail armazenado emite 10g de CO2 na atmosfera, agora faz as contas. Existem muitas aplicações que fazem inclusivamente este trabalho de limpeza por ti e de modo gratuito, a Cleanfox é apenas um exemplo.

 

Podemos contar contigo nesta caminhada em direção a uma vida mais verde, mais sustentável? Acreditamos que passo a passo e juntos vamos conseguir construir um futuro mais sustentável. Envia este guia aos teus familiares e amigos, e comecem hoje mesmo a fazer a diferença pelo nosso planeta.