5 desafios para viveres mais o mês de Julho Sem Plástico


7 min de leitura

Atualmente, Julho é conhecido como o mês em que declaramos guerra ao plástico, por isso, é denomidado Julho Sem Plástico (Plastic Free July)! Durante este mês, o movimento ganha peso através de iniciativas que desafiam as pessoas de todo o mundo a reduzirem o seu consumo diário de plástico.

O ideal seria mesmo que durante o mês de Julho, cada um de nós, fosse realmente capaz de viver sem plástico. É desafiante? Sim. Impossível? Não. Claro que não te estamos a pedir uma mudança repentina na tua rotina. Até porque, como seres humanos, carecemos de tempo para nos adaptarmos. Então, o que te pedimos é um processo gradual de mudança adaptado ao teu estilo de vida. Para que, no futuro, a redução no consumo de plástico no teu dia-a-dia se torne um hábito natural! E é exatamente isso que pretendemos que experiencies através dos 5 desafios para viveres mais o mês de Julho Sem Plástico!

Porque deves participar no desafio Julho Sem Plástico?

O movimento Julho Sem Plástico já existe há alguns anos. Surgiu por iniciativa da Rebecca Prince-Ruiz, fundadora da Plastic Free Foundationem 2011, na Austrália. Desde então, tem crescido exponencialmente, contando, em 2019, com cerca de 250 milhões de participantes. Destes, uma grande parte mudou permanentemente os seus hábitos de consumo de plástico em prol de uma vida mais sustentável. E estima-se, segundo aquela fundação, que o movimento tenha evitado o desperdício de mais de 825 mil toneladas de plástico! Impressionante o impacto que pequenas alterações nos nossos hábitos de consumo podem gerar no ambiente e na sociedade!



Diariamente, a nível mundial, plásticos de pequenas dimensões são consumidos a um ritmo desmesurado. Falamos de recipientes de comida take-away, embalagens de alimentos ou de roupa, palhinhas, sacos de plástico, garrafas e suas tampas, pratos, talheres e copos de plástico, entre outros. São plásticos que tu consomes! Por isso, a tua participação ativa no Julho Sem Plástico junto com outras iniciativas individuais é essencial. Em conjunto, vão ajudar a reduzir o impacto ambiental provocado pelo consumo de plástico nos ecossistemas, especialmente, o marinho. De facto, a velha máxima de “juntos somos mais fortes” faz todo o sentido no sucesso do movimento Julho Sem Plástico!

Então, como podes participar?! A iniciativa do Julho Sem Plástico encoraja-te a começar, não há uma inscrição obrigatória, não há um registo formal do plástico que consomes ou deixas de consumir! Há a tua consciência, a tua vontade e a tua responsabilidade para com as gerações futuras e o ambiente! Só tens de querer e agir em conformidade, passo-a-passo, de forma consistente. Assim, criamos os 5 desafios para viveres mais o mês de Julho Sem Plástico que de seguida partilhamos contigo. Na esperança de que te ajudem na transição para uma vida mais sustentável sem plástico!

A tua experiência Julho Sem Plástico começa agora!

Acreditamos que sejas um cidadão que se interessa por estas, e outras, questões à volta do ambiente e da sustentabilidade. Ou não estarias a ler este artigo acerca do Julho Sem Plástico! Porém, por vezes, inconscientemente, esqueces-te de pôr em prática gestos e comportamentos que podem contribuir para a redução dos resíduos, nomeadamente, de plástico. É normal! Fomos criados numa sociedade de consumo. Uma sociedade que, aos poucos, começa a acordar para o zero waste. Foi, por isso, que criamos os 5 desafios que a seguir te propomos. Para ajudar-te a enraizar gestos ecologicamente mais responsáveis e a desenvolver comportamentos amigos da natureza.

1. Torna-te num/a mestre do Big Four durante o Julho Sem Plástico. 

Esta é uma experiência proposta pela blogger Kathryn Kellog (Going Zero Waste). E que a nós parece-nos ser uma excelente forma de entrares no espírito do Julho Sem Plástico!

O desafio é simples e de fácil implementação. Há 4 tipos de plástico que diariamente consomes sem te dares conta por fazerem parte do teu quotidiano familiar e profissional. São eles então: os sacos de plástico, as garrafas de água, as palhinhas de sumo, e os mini-copos e colheres de café. Todos de plástico. Tudo plástico que usas uma vez e vai para o lixo! Então, o que te sugerimos é que os substituas pelos seus análogos reutilizáveis. Provavelmente, no início, vais estranhar. Depois vai entranhar-se! Como? É fácil!

Quando fores à mercearia, ao talho ou ao supermercado, leva contigo sacos de pano ou opta pelos sacos de papel para colocares as tuas compras. Ao ires para o ginásio ou para o trabalho leva contigo uma garrafa de metal para reabasteceres de água sempre que precisares.

Espreita, ainda, esta alternativa reutilizável pensada pela Pegada Verde. São copos de tritan da KeepCup Clear com várias cores e feitios, para além da sua elevada funcionalidade. Muitos eco-lovers já aprovaram! E encontras, também, propostas de palhinhas reutilizáveis muito interessantes no mercado nacional, de metal, bambu ou mesmo massa. Faz uma pesquisa online!


2. Inspeciona o teu lixo no Julho Sem Plástico. Vais surpreender-te!

Uma vez dominado o Big Four, estarás mais do que pronto para avançares para o desafio seguinte do Julho Sem Plástico. Prepara-te para começares a reduzir o desperdício de plástico em outras áreas da tua vida!

Vamos ao lixo! Numa primeira instância ouvir isto, não soa lá muito bem! Pode até criar uma certa repulsa. Não te estamos a pedir para mexeres literalmente no lixo! Apenas que olhes para o teu lixo e percebas o que o compõe! Examina o seu conteúdo. Se fizeres separação para reciclagem, esta tarefa torna-se mais simples!

  • Se calhar nunca te tinhas apercebido da grande quantidade de recipientes e utensílios de take-away? Começa a usar os teus próprios “containers”.
  • Encontraste imensas fraldas, pacotes de lenços e pensos higiénicos? Considera investir em fraldas de pano, assim como em lenços e pensos reutilizáveis. A Zero Plástico oferece uma alternativa interessante de pensos higiénicos. São fabricados em 100% algodão, são laváveis, possuem umas molas metálicas finas, e têm imensos padrões à disposição! Sem dúvida, um conceito apaixonante e irresistível.


  • Reparaste na quantidade inacreditável de saquinhos de plástico e película aderente? Utiliza embalagens de cera, sacos de algodão orgânico ou os bons velhos recipientes da Tupperware. Atenção que, a iniciativa do Julho Sem Plástico não combate o plástico para uso a longo prazo e reutilizável, como o da Tupperware. O foco do Julho Sem Plástico está na redução do plástico descartável. Aquele plástico que é usado uma vez, e que muitas das vezes nem sequer é separado para reciclagem, permanecendo no planeta para sempre.


3. No decurso do Julho Sem Plástico explora alternativas ecológicas de uso diário.

O terceiro desafio do Julho Sem Plástico está relacionado com os restantes produtos de uso diário que recorrem a materiais de plástico. Falamos, por exemplo, das pastas dentífricas, das escovas de dentes, dos sabonetes líquidos, das encomendas online, dos cremes, das esponjas, entre outros.

Existe uma alternativa livre de plástico para tudo, acredita! É mesmo uma questão de procurares online. Requer tempo, empenho e, claro, vontade de experimentar as alternativas! Tens todo o mês de Julho Sem Plástico para o fazeres!

Como incentivo, deixamos-te aqui uma sugestão de alternativa ao plástico para testares. Este é um dos best-sellers da Fair Bazaar, a escova de dentes de bambu 100% ecológico, de origem sustentável e biodegradável. Uma alternativa à sua análoga de plástico. Começa hoje a contribuir para um planeta melhor!



Há quem vá, ainda mais além, na sua determinação no Julho Sem Plástico, optando mesmo por reduzir a quantidade de peixe que ingere. Sim. Leste bem! Segundo um estudo publicado pelo Scientific Reports, as redes de pesca representam 46% do plástico existente na Grande Ilha de Lixo do Pacífico. Por isso, se estavas a pensar mudar os teus hábitos alimentares para uma alimentação vegetariana, este é mais um motivo a favor!


4. Supera-te no Julho Sem Plástico

O quarto desafio do Julho Sem Plástico vai exigir um pouco mais de ti! Terás de dedicar algum tempo a desenvolver atividades junto das tuas comunidades que potenciem a redução do consumo de plástico. Pode ser no teu local de trabalho, na tua escola, no teu bairro, no teu ginásio, por exemplo!

Vais perceber como é maravilhoso beber um chá a meio da manhã com uma caneca reutilizável. E como é inspirador encher a cozinha do escritório com canecas criativas e reutilizáveis para os colegas de trabalho usarem.

Inspira-te e inspira os outros com alternativas ao plástico neste mês de julho sem plástico!


5. No Julho Sem Plástico sê um eco-influencer  

No último desafio do Julho Sem Plástico sai da tua zona de conforto. Conversa sobre a iniciativa Plastic Free July com a tua família, os teus amigos, os teus colegas de trabalho e os teus seguidores virtuais. Podes até dar duas de treta àquele estranho na fila do supermercado que mantém um olhar curioso sobre o teu saco de pano! Muitos deles, certamente, desconhecem a iniciativa e ficarão gratos pela tua partilha.

Mantém uma atitude positiva face aos desafios do Julho Sem Plástico, e demonstra-a através dos teus atos! Comunica nas tuas redes o quão entusiasmado estás com a tua contribuição para o Julho Sem Plástico. Publica as tuas mudanças de comportamento. Partilha os seus benefícios e as descobertas que fores realizando! Sê um eco-influencer junto da tua comunidade. Deixamos-te aqui as hashtags oficiais #julhosemplastico e #plasticfreejuly!


Orgulha-te do teu eco-crescimento durante o Julho Sem Plástico.

Mais do que uma mudança radical, esperamos que vivencies um mês de crescimento pessoal numa perspectiva pro-ambiente.

Pretendemos que encares o Julho Sem Plástico como um movimento de consciencialização para a poluição dos plásticos. A nossa intenção não é que salves o mundo. Antes, que percebas que o plástico que tu e nós utilizamos diariamente está a prejudicar o planeta, os seus ecossistemas, a Vida. Assim, o que te pedimos neste mês de julho sem plástico é que faças algo tangível para ti, de acordo com o teu ritmo, o teu estilo de vida e as tuas possibilidades económicas.

Gostavamos muito que partilhasses connosco a tua opinião sobre este tema e adoravamos que nos contasses a tua experiência no final do desafio! Visita a nossa página de instagram - @greenfestportugal -  e deixa os teus comentários no post temático Plastic Free July. Podemos contar contigo?

Vamos celebrar as nossas vitórias em conjunto! O planeta Terra agradece!