Made in Portugal: A etiqueta green do futuro!


7 min de leitura


No dia em que se celebra Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas, os produtos Made in Portugal merecem valorização e destaque. Muito mais do que lembrarmos a nossa história e os nossos costumes é hora de refletir e agir sobre o futuro. Os negócios locais sofrem com o impacto planetário da covid-19 e, por isso, ações de etiqueta green devem estar na ordem do dia.

É urgente mudar mentalidades para minimizar os enormes impactos económicos, ambientais e sociais desta era. O consumo sustentável e consciente deve ser a prioridade número um, de forma restabelecer o equilíbrio no planeta. E não te esqueças de escolher os produtos portugueses: compra local, pensa global.

Qual a importância de consumires produtos made in Portugal?

A resposta é cada vez mais clara: comprar produtos made in Portugal é uma opção de qualidade, de solidariedade e de sentido de futuro. De acordo com a Dieta Mediterrânica Património Imaterial da Humanidade, o consumo local é essencial para manter os laços sociais e culturais. Adicionalmente, este “selo de qualidade acrescido” dinamiza o setor e afirma uma forma muito saudável de alimentação.

Por outro lado, se há coisa que a pandemia nos ensinou é que tempos de emergência requerem políticas e atitudes autossuficientes. Ainda no meio da tempestade, já percebemos que temos de ser mais autónomos e procurar gerar mais o essencial em território português. Serão precisos muitos acertos nos nossos hábitos, nos nossos ritmos e um maior acesso à produção nacional.

Mas todos sabemos que comportamento gera comportamento. É necessário, então, que comeces a entrar no mindset de etiqueta green na hora do consumo: compra produtos locais. São eles que vão potenciar a economia e a sustentabilidade do nosso país. Queres saber mais sobre como esta pequena atitude ajuda a economia e a produção nacionais? 

É tempo de optar pelos produtos made in Portugal e fazer a diferença.

Ainda tens dúvidas que o teu pequeno gesto de etiqueta green pode influenciar a economia geral portuguesa? E ainda contribuir para a mudança de mentalidades, com impacto a nível social e ambiental? Continua a ler e descobre como o made in Portugal é uma escolha sustentável que deves adotar:

• Evita custos ambientais, dado que não precisa de transporte de longo curso;

• Gera mais emprego na comunidade, por ser pouco ou nada industrializado;

• Contribui para a diminuição do despovoamento rural, consequente do aumento de emprego;

• Ajuda a preservar a cultura e a identidade de Portugal, assim como o conhecimento ancestral que passa das gerações antigas para as atuais.

Para além de tudo isto, ao apostares em produtos made in Portugal, estás a contribuir para o aumento da competitividade de preços, qualidade e inovação. Mais variedade e qualidade, com ação de etiqueta green e a um preço mais baixo. Que mais benefícios poderias querer?

É certo que desenvolver a economia local pode levar tempo, mas se todos estivermos em sintonia, é mais fácil chegarmos lá. O sol pode ser de todos, juntos somos mais fortes. Descobre, a seguir, quem está nesta luta por um mundo mais consciente e sustentável.

Mergulha connosco nestas 8 marcas made in Portugal que destacámos para ti.

Em tempos difíceis, nunca fez tanto sentido apoiar o que é português. E, por isso, deixamos aqui as nossas sugestões de algumas marcas inspiradoras made in Portugal que deves incluir na tua lista de desejos.

• Artigos de moda “chique” made in Portugal são a nova tendência, mesmo para quem é preocupado e atento às questões ambientais. Cada vez mais, luxo e moda sustentáveis formam um conjunto requintado e são um mercado que cresce a cada dia. E a verdade é que estes produtos devem ser tão bonitos por dentro como por fora.

A Fair Bazaar seleciona para ti marcas exclusivas, refinadas e eticamente responsáveis através do seu Marketplace online. Um exemplo de muito boa energia criativa positiva aplicada ao comércio justo made in Portugal e aos negócios com etiqueta green.


• Prepara-te, porque vais perder-te com tanta coisa boa made in Portugal para provar. Aqui encontras menus preparados por chefs locais, com produtos biológicos como azeite, mel, legumes, queijos, ervas aromáticas, chás, bolachas e compotas. Além disso, workshops e ações de sensibilização sobre a produção/alimentação biológica e os hábitos de vida saudável são uma preocupação frequente.

É assim que mostramos o Mercado Bio de Fafe como mais um exemplo de etiqueta green made in Portugal. O mercado está pronto para te receber a cada último sábado do mês, recriando o espírito dos mercados tradicionais portugueses.


• Se procuras razões válidas para escolher produtos biológicos, esta é outra marca made in Portugal a que podes recorrer. Várias iniciativas dedicadas a promover a agricultura biológica são realizadas, incluindo a conhecida Feira de Produtos Biológicos de Braga. Orgulham-se pelos seus melhores espinafres, acelgas, agriões, kales, toscanas, cenouras, maçãs, entre outros legumes e frutas produzidos com etiqueta green. Se não ficaste com água na boca, não sei o que se passa contigo!

A MinhOrigem é a associação made in Portugal que realiza esta e outras iniciativas ligadas à agricultura biológica. Podes encontrá-la também em várias palestras de sensibilização sobre o tema.


• Esta área está reservada para os seed lovers, que irão encontrar uma inspiração etiqueta green made in Portugal. Quando falamos de natureza, vale pensar além do ar fresco, do sol, das árvores e das cascatas. Mexer na terra faz muito bem à saúde física e mental. Andar de pés descalços, semear com as próprias mãos, sentir o cheirinho da terra molhada.

Recarrega as boas vibrações com a Sementes Vivas e encontra as tuas sementes biológicas de hortícolas, frutos, flores e ervas aromáticas e medicinais. Sejas profissional ou amador, esta marca made in Portugal tem as dicas ideiais para ti.


• Gostavas de ter uma alimentação equilibrada, consciente e natural, e com produtos made in Portugal? Aqui não falta inspiração com as receitas maravilhosas partilhadas pela Daniela Ricardo. O espaço perfeito para ti, que adoras comida de etiqueta green, saudável, nutritiva e deliciosa, inspirada em sabores dos quatro cantos do mundo.

A aBioFamily é um projeto made in Portugal que tem como missão tornar o mundo mais sustentável e consciente no âmbito alimentar. Pretende despertar consciências e espalhar pelo mundo os seus saberes com viagens, workshops, aulas, palestras e eventos.


• Temos a certeza que esta marca made in Portugal te vai dar vontade de ir fazer um lanchinho delicioso e sustentável. Certamente te lembras dos tempos em que a tua mãe te preparava aqueles iogurtes naturais, numa iogurteira elétrica. Era tanto de saboroso como de divertido! Agora tens a oportunidade de voltar a esses costumes com a iogurteira multifunções mais etiqueta green do mundo! O seu isolamento feito com cortiça, permite controlar as temperaturas de forma natural, sendo assim um produto amigo do ambiente.

Podes levar esta ferramenta made in Portugal da YogurtNest para qualquer lado. E surpresa, podes utilizá-la como estufa slow cooker, mala térmica e ninho para levedar a massa.


• O entusiasmo pela flora, pelo solo e por uma vida simples e sustentável, fizeram surgir esta ideia made in Portugal. Aqui vais encontrar uma nova forma de valorizar o que é vivo e de reaproveitar recursos naturais que nunca imaginarias. Afinal, faz todo o sentido uma existência etiqueta green entre ervas daninhas, bactérias, outras formas de vida e a evolução do ser humano.

Mergulha neste mar de sensações, com a marca made in Portugal, Bloom Sativum. Um projeto incrível onde podes identificar as plantas comestíveis na natureza e transformá-las em refeições saudáveis e sustentáveis.


• Esta é uma altura em que certamente gostarias de ter um detergente eficaz, ecológico e made in Portugal. Este produto reúne todas as condições que procuras para lidar com o novo coronavírus que teima em ficar. Uma solução com etiqueta green para qualquer objeto e superfície, com a particularidade de poderes reutilizar as tuas embalagens.

Encontras este detergente made in Portugal na EcoX. Um projeto consciente da necessidade de uma economia circular e sustentável para as gerações futuras.


Estas e outras marcas de etiqueta green e made in Portugal vão estar no GreenFest 2020.

Esperamos ter-te inspirado e convencido a comprar mais produtos made in Portugal. Este é um tempo difícil e diferente. Todos precisamos de todos para a economia funcionar de forma sustentável. E tu podes fazer a diferença ao te tornares a ti próprio uma etiqueta green.

Este ano, o maior movimento de sustentabilidade do país vai estar preenchido com o made in Portugal mais fascinante e impulsionador que encontrámos. Para ti, que te interessas por temas como os atuais e futuros desafios ambientais, subscreve a newsletter no nosso site. A qualquer momento iremos enviar-te o programa detalhado do GreenFest cujo tema principal é a “Retoma Sustentável no Pós-Pandemia”. Contamos contigo?


"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança;

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades."

(Luís de Camões)

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.