GREENFEST BRAGA 2021
O GREENFEST é o maior movimento de sustentabilidade do país. Este ano celebra-se o tema REGENERAR nas vertentes ambiental, social, e económica.
Este conceito, aplicado à economia, valoriza de forma interdependente e holística, o real valor do meio ambiente e ecossistemas como base de suporte à vida humana. Reforça também a oportunidade de regeneração do “tecido” económico e social em prol de um modelo de prosperidade assente em princípios de ecologia e economia circular. A crise pandémica nas suas múltiplas dimensões, bem como as alterações climáticas, tornam ainda mais urgente e crítica a adoção de práticas regenerativas nos domínios económico, social e ambiental.
Este ano, a edição do GREENFEST Braga foi DIGITAL! Uma forma dinâmica e interativa de abordar o tema da sustentabilidade. Uma plataforma onde se pode participar em diversas Palestras, Debates, Show Cookings, e muito mais. Foram 3 dias animados, com partilha de muito conhecimento e experiências, com acesso a sessões paralelas, exposições virtuais e a vários palcos.
Este ano REGENERAMOS o GREENFEST com um formato inovador!
Uma nova normalidade, uma nova realidade do nosso festival. Em 2020 iniciamos o festival em formato digital e este ano trazemos de volta o evento ainda com ainda mais surpresas e novidades.
Ao mesmo tempo, vamos responder à missão da marca e à consciência coletiva global, contribuindo para a redução da pegada e para a diversificação de conteúdos e oradores a partir de qualquer lugar no mundo.
Nesta edição do GreenFest Braga 2021, voltamos a reunir as melhores referências de cada vertente da sustentabilidade, assim como especialistas das diversas áreas abordadas. Estes são alguns dos palestrantes que farão parte da edição.
A pandemia e a consequente profunda crise sanitária , que não tem poupado nenhuma geografia, agravou muitas das assimetrias ambientais , económicas e sociais, tornando ainda maior e urgente o desafio da Regeneração dos tres pilares da sustentabilidade .
Infelizmente, muitos dos objectivos ODS 2030 ficam ainda mais difíceis de concretizar, colocando em estado de emergência as profundas mudanças a operar.
A nível mundial são vários os mecanismos de estimulo anunciados e em particular na Europa , a “basuka”, é constituída por fundos que terão um significativo impacto no modelo de prosperidade da próxima década . A tentação do “business as usual” mantendo o “status quo”, deverá forçosamente ser contrariada por princípios que norteiem a retoma numa perspectiva de economia circular regenerativa, tendendo para o zero desperdício.
Neste contexto ,o “New Green Digital Deal”, constitui uma oportunidade singular de suportar o novo modelo de desenvolvimento .
O efeito conjugado da aceleração digital e da descarbonização da economia , alavancado pela ciência e tecnologia, constitui um grande motivo de esperança para a necessária mudança. O impacto transversal na sociedade será de monta e o tecido económico e social objecto de profunda transformação. Em concreto, são necessárias novas “ferramentas” que auxiliem a viabilizar novos modelos sócio económicos e contribuam em paralelo , para uma maior harmonia com o planeta que tem recursos finitos.
Apresentação de várias iniciativas sustentáveis da Quinta Pedagógica, nomeadamente palestras, workshops e showcookings sobre hortas verticais, bolo de banana, hortas inclusivas, tintas naturais e sabão caseiro.
In the era of massive genome sequencing and supercomputers, the genome of the ocean can be decoded.
Apresentação do Programa Eco-Escolas em geral e da participação das escolas de Braga em particular.
Nesta palestra, Erik Huss fala sobre a sensibilidade planetária, abordando a questão do surgimento da COVID-19 e das formas de evitar o surgimento deste tipo de pandemias.
Jogo quiz Kahoot em direto sobre diversos temas de sustentabilidade.
Nesta conversa com Anabela Antunes, iremos conhecer a visão da PRIO para a Sustentabilidade e como a sua aplicabilidade integra toda a cadeia de valor.
Investigação em curso no Laboratório de Biologia Vegetal do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho de inovação agrícola e agroalimentar.
Sala Santander
O uso do plástico na nossa vida é uma rotina! Devido ao impacte que o plástico tem nos ecossistemas, é urgente a nossa mudança de atitude, enquanto cidadãos! Porquê? Como?
Venha conhecer a estratégia de sustentabilidade da Kaffa e o compromisso da marca na redução de plástico nas suas cápsulas, e perceber como pode também reciclar as cápsulas e alterar alguns dos seus comportamentos em prol do ambiente.
Nesta atividade com Carolina Gautier, iremos conhecer como a PRIO transforma óleos alimentares usados num biocombustível amigo do ambiente, ecológico e sustentável.
O projeto BLUE WIND é um projeto inovador e pioneiro enquadrado pelas orientações do Green Deal da UE e pela Estratégia de Portugal para o Mar 2020-2030.
Projeto-piloto que a Quercus dinamizou em 2017 junto de alunos do 8º ano e que consistiu na redação de guiões e na elaboração de conteúdos audiovisuais sobre temas ambientais.
O Triple Europe Game: Make a Change e Europe Quiz produzidos pela Rosto Solidário, design da Olho do Cão Laboratório Criativo e cofinanciado pela União Europeia.
Indo de encontro ao tema deste ano - Regenerar - esta é uma talk que reflecte no papel dos diferentes intervenientes para a transição para cidades zero desperdício, explorando o que já está a ser feito e qual o caminho a seguir a partir daqui. Um momento de debate que reúne as perspectivas de quatro empresas diferentes - Too Good To Go (app de combate ao desperdício alimentar), Fundação Calouste Gulbenkian (instituição), Lipor (gestão de resíduos orgânicos) e Sanno (estabelecimento alimentar da região de Braga), - onde será debatido como é que empresas do sector público e do sector privado, e com focos de negócio diferentes, podem trabalhar em sintonia para se conseguir atingir estes objectivos sustentáveis.
Campanha desenvolvida em 2016, financiada pela UE e pelo POSEUR Portugal2020 que deu a conhecer às comunidades educativas as principais Áreas Protegidas do território nacional continental.
Os principios e valores base da economia linear, “take-make-waste”, criam significativas assimetrias no tecido económico-social e desiquilíbrio na relação com a natureza. Geram tambem enorme ineficiência .A transição para uma economia circular regenerativa assume um carácter de urgência e constitui um motivo de esperança para o futuro, tendencialmente zero desperdício. A investigação científica aliada à tecnologia e novos modelos de negócio são um dos pilares dessa esperança.
No espaço de uma hora, e através de curtas intervenções, tipo sumário executivo, vamos conhecer alguns “green trends” que marcam o nosso futuro.
Numa visita virtual, os participantes vão descobrir os segredos reais dos animais, plantas e algas, que fazem do Oceanário a sua casa.
Com Úrsula Corona, atriz brasileira e Embaixadora da ONU no World Food Programme e Rafa Mattos do movimento "Plante Amor, Colha o Bem".
O projeto Interreg Sudoe "Fleurs locales" gera respostas concretas à erosão maciça da biodiversidade, acelerada pelas mudanças climáticas.
O EGA é um programa transformador da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, que promove a literacia do oceano em crianças entre os 6 e os 10 anos.
Painel com Marcello Santo do Impacta Nordeste e Motirô, Thaiane Maciel do Canal Novo Mundo e Ítalo Carvalho do iBlack, com moderação de Lud Valença.
António Ferrari, assessor de Comunicação para Portugal da ONU, responderá a questões sobre alterações climáticas e consequências na alimentação a nível global.
O Projeto Rios visa preservar ecossistemas ribeirinhos, incentivando a participação social na sua conservação e promovendo a curiosidade científica.
Painel com Thomas Eckschmidt (Conscius Business Journey) e Marcos Queiroz (Refazenda), com moderação de Pedro Verda.
Rita Reis e Catarina Leitão desmistificam a menstruação e falam sobre a licença menstrual e o acesso a produtos menstruais gratuitos.
A recolha e valorização de biorresíduos e os Projetos EcoGreenRoof (Desenvolvimento de eco-materiais para coberturas verdes) e U2SCoffee (Cápsulas de cafeína).
Apresentação do LEAF, um Centro de Investigação do Instituto Superior de Agronomia, cuja missão é contribuir para uma sociedade sustentável através da investigação e inovação em toda a cadeia Agro-alimentar (por Isabel Sousa, coordenadora) e de projetos em curso pelos investigadores Amaia Nogales, Luísa Carvalho, Elsa Gonçalves, Elisabete Figueiredo, Cristina Moniz, Carla Duarte, Patrícia Vidigal, Anabela Raymundo, André Almeida, Luísa Carvalho, Antónia Macedo e Natália Cunha.
A Agroecologia assume-se como um novo conceito de produção ancorado na investigação, que permitirá restaurar a saúde do sistema rural em diversas vertentes.
De forma lúdica e ilustrativa, apresentam-se as imensas possibilidades da aplicação da economia circular num ambiente de mineração.
Agora, as empresas podem desenvolver produtos circulares em Portugal. É possível entregar ao mercado produtos sustentáveis e inovadores, recorrendo à terceirização do desenvolvimento do produto, baseado nos princípios do eco-design, desde a ideação, passando pela prototipagem, industrialização, e greenmarketing.
Num formato irreverente, convidamos oradores e audiência a colocarem-se num espectro de opinião em relação ao futuro do Turismo e Sustentabilidade.
Debate com representantes de dois municípios ECOXXI e duas Eco-FreguesiasXXI.
Esta é a pergunta de 1 Milhão de dólares. A sustentabilidade pode ser um potente catalisador da rentabilidade das empresas, e não um custo ou uma responsabilidade. A resposta à pergunta divide-se em 3 eixos: margens internas, margens externas e reputação da marca. Vamos desenvolver este tema numa talk de 30minutos.
A relação entre a defesa dos direitos humanos e a preservação do ambiente é indissociável e mais urgente do que nunca.
O que é o pior que pode acontecer? Nesta talk da Shekinah Elmore vamos aprender que o pior que nos pode acontecer nem sempre é assim tão mau. Este é um espaço de discussão aberto a todos, queremos ouvir histórias.
In this panel we will try to discover through Biology, Energy and Environmental tech how to stay on the right track.
A ZERO partilha o seu projeto de compostagem em meio escolar "Devolver à Terra" e dá-nos dicas sobre como implementar a compostagem nas nossas casas.
André Maciel, da Hortas LX, traz-nos um workshop para tornarmos o nosso cantinho na cidade muito mais verde.
Mariana Macedo, responsável por toda a parte financeira e comercial da GoodMood Produções, BoomFestival, Being Gathering, da associação IdanhaCulta, entre outras iniciativas, fala-nos sobre boas-práticas e sustentabilidade em festivais.
E se as pessoas com necessidades especiais pudessem realizar os seus sonhos e contribuir para um mundo mais sustentável?
O "Sim, Somos Capazes!“ é um projeto de empreendedorismo social que propõe uma resposta inovadora para jovens com diversidade funcional.
No nosso showcooking pretendemos mostrar os nossos jovens a confecionar uma refeição com produtos produzidos na nossa horta.
A MOVE é uma ONGD de apoio ao empreendedorismo através de micro-consultoria e formação. Conheça o seu trabalho de voluntariado nos Açores, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Painel com Dayse Rodrigues (Projeto Ubuntu), Roberta Nunes e Ju Costinha (Infância Sem Racismo), com moderação de Lud Valença.
Painel moderado por Pedro Vedra.
A Epic Hummus produz húmus artesanais, biológicos, vegan e sem conservantes, com embalagens compostáveis feitas à base de plantas.
A UMinho tem vindo a implementar uma estratégia de sustentabilidade transversal a toda a Instituição para reduzir a sua pegada ambiental.
Apresentação de pontos emblemáticos dos percursos na natureza no concelho de Guimarães e das propostas de traçado da Ecovia do Ave e Ecovia do Selho.
"Guimarães sem plástico" é um compromisso que se estende aos eventos municipais e que integra as componentes de sensibilização e educação ambiental.
Oficina da Águas do Norte sobre Microrganismos Mínimos.
Aprende a preparar Happy bliss balls, umas bolinhas doces e saudáveis, para os pequenos como os grandes gulosos - uma ótima opção para um lanche natural, orgânico e plant based.
O projeto River2Ocean visa desenvolver soluções socio-ecológicas e biotecnológicas para promover a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos do Minho.
Nesta apresentação vamos conhecer os três princípios de sustentabilidade e regeneração pessoal, para começar, passo a passo a criar uma vida mais plena, alinhada com o nosso propósito de vida.
A autora lê a sua obra "Carlota, a Bolota que sonhava ir até à Lua" e propõe uma atividade com o jogo INtriboo, que criou para crianças entre 6 e 12 anos.
A ISTO é uma marca de roupa portuguesa que prima pela transparência, mostrando os preços de todos os passos do processo de produção, do tecido ao transporte.
Neste evento os vários Circular Economy Clubs de Portugal convidam oradores com iniciativas/projetos/negócios de economia circular para “representarem” a zona onde o CEC se localiza.
Neste workshop vais aprender a fazer embalagens naturais e reutilizáveis para alimentos com tecidos 100% Algodão impermeabilizados com cera de abelha biológica de origem sustentável e outros ingredientes orgânicos, como a resina de pinheiro e o óleo de jojoba. Esta é uma alternativa ecológica à película aderente, aos sacos de plástico com fecho e às folhas de alumínio e de papel para armazenamento e conservação de alimentos, protegendo-os, deixando-os respirar e mantendo-os frescos e hidratados.
O Workshop destina-se a todos que querem reduzir o uso de plásticos na cozinha, privilegiando a saúde e o armazenamento saudável e sustentável dos alimentos.
Vários exemplos de como a construção natural pode ser sustentável e saudável.
A Aromáticas Vivas traz-nos dicas de cuidados a ter e de utilizações culinárias das ervas aromáticas, bem como alguns dos seus benefícios saudáveis.
Há 25 anos que Ricardo Diniz desenvolve Missões e Expedições para promover Portugal no mundo através do mar.
À conversa com Patrícia Esteves, criadora do UniPlanet, sobre hortas comunitárias e escolares.
Aprenda a fazer pensos menstruais em tecidos naturais, que são reutilizáveis e ecológicos, para uma menstruação mais consciente, saudável e sustentável.
Quais os próximos passos que marcas e empresas devem tomar para catalisar a criação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável? E, quais os passos que a Biocosmos está a fazer nesse sentido?
Mélanie Janel traz-nos pães de beijo de grão de bico com um pesto de ervas e molho de amêndoa ativada.
Angélica Nobre (Angu das Artes), com apresentação de Pedro Verda.
A Cerveja Letra traz ao Greenfest Braga 2021 um showcooking onde a cerveja artesanal minhota é a estrela.
Conheça os projetos que têm sido desenvolvidos pelo Laboratório da Paisagem no âmbito dos recursos hídricos, economia circular e natureza e biodiversidade.
Marcelo Coelho (Vivenda), Lígia Luppo (Vivenda) e Paola Brinati (Morá), com moderação de Lud Valença.
Catarina Leitão, da Zero Plástico, traz-nos um workshop sobre como fazer produtos de higiene caseiros sustentáveis.
Lucas Foster (Lab Criativo e World Creativity Day), Karina Zapata (Recria Turismo Criativo) e Negralinda (Instituto Negralinda), com moderação de Pedro Verda.
Um prato saudável é composto essencialmente por vegetais. Depois um pouco de proteína, cereal e sementes. Assim dita a escola de nutrição.
Neste workshop breve vou dar a sugestão de uma refeição completa nutricionalmente e saborosa mas também adequada à estação do ano em que nos encontramos e ao local em que vivemos. Ou seja, vamos ver como criar uma REFEIÇÃO SUSTENTÁVEL.
Todos os anos o nosso foco é reunir as melhores referências em cada área específica da sustentabilidade. O nosso objetivo é continuarmos a ser a referência da sustentabilidade em Portugal para o Mundo, ou do Mundo para Portugal.
Atividades e sessões para todos
Um movimento onde vais poder partilhar ideias e ideais.
Mais do que um festival, um movimento!
Durante o ano vamos promovendo boas iniciativas, junto dos nossos parceiros. Queremos sobretudo que a preocupação de todos seja permanente e com reflexo nos comportamentos quotidianos, e não apenas em dois momentos do ano. Aqui poderão ser encontradas algumas das nossas iniciativas e apoios. Muitos outros estão para chegar!
Liga-te às novidades da sustentabilidade, recebe dicas, participa nas nossas iniciativas, recebe recomendações, e muito mais!