Carolina Afonso


Carolina Afonso
Diretora de marketing da Konica Minolta Portugal

Doutorada em Marketing pela Universidade Complutense de Madrid, mestre e pós-graduada em Marketing pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Profissional de marketing na área das tecnologias de informação há mais de 15 anos, foi durante oito anos diretora de marketing da ASUS, sendo atualmente diretora de marketing da Konica Minolta Portugal.

Co-autora do livro: Ser Digital – Como criar uma presença online marcante, de Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Com prefácio de Rui Ventura, Presidente da APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing

Nas últimas décadas, temos assistido a uma irreversível transformação digital, derivada de um consumo de meios digitais sem precedentes, associado ao uso de dispositivos tecnológicos, e tornada possível pelo advento da Internet. Esta transformação teve consequências profundas na sociedade, nos negócios, no marketing e na comunicação, em particular, o que levou as marcas a tornarem-se digitais.

Mais recentemente, essa transformação digital chegou às pessoas, a cada um de nós, invadindo o nosso dia a dia. Desta forma, cada indivíduo procura, cada vez mais, como construir de forma sustentada e consistente a sua identidade digital, seja por razões profissionais, seja como hobby.

SER DIGITAL: como criar uma presença online marcante surge da necessidade de reflexão perante as questões levantadas por este fenómeno em permanente evolução, dentro do contexto da experiência profissional de Carolina Afonso e Sandra Alvarez, no aconselhamento sobre como construir identidades digitais.

Como referem as autoras, «o desafio com este livro vai para lá dos algoritmos e dos “bits e bytes”. Decidimos que urge parar para refletir. Este livro nasce dessa consciência, conjugada com a partilha de boas práticas e casos de sucesso que transpomos do universo das marcas para as pessoas, para que qualquer um de nós possa ter uma presença online marcante».

Com o intuito de ajudar qualquer pessoa a encontrar uma forma relevante e pertinente de participar online, Ser Digital abrange os oito pilares na construção de uma presença digital: identidade, credibilidade, storytelling, autenticidade, partilha, sinergias online e offline, timing e optimização. Cada capítulo é enriquecido pela experiência e testemunho, na primeira pessoa, de personalidades que se destacam pela vida profissional, nas mais variadas áreas, e que, de alguma forma, personificam cada um destes temas estruturais: Carlos Coelho, especialista em marcas, Bernardo Correia, country manager da Google Portugal, Cristina Amaro, diretora do Imagens de Marca, José Avillez, chef e empresário, Sofia Castro Fernandes, blogger e escritora, Gracinha Viterbo, arquiteta de interiores, Ana Rita Clara e Marta Leite Castro, apresentadoras de televisão.