Fernanda Cássio


Fernanda Cássio
Prof. Catedrática do Departamento de Biologia da Escola de Ciências & Diretora do Centros de Investigação CBMA - Centro de Biologia Molecular e Ambientalda Universidade do Minho

Licenciada em Biologia pela Universidade do Porto e Doutorada em Ciências, especialidade em Microbiologia, pela Universidade do Minho. Atualmente, os seus interesses de investigação centram-se na atividade e diversidade de fungos aquáticos em ecossistemas de água doce. Para além disso, tem investigado os efeitos de contaminantes persistentes (e.g. metais pesados) e emergentes (nanomateriais, microplásticos e fármacos) em redes tróficas aquáticas. Orientou 16 teses de Doutoramento (11 concluídas) e 24 teses de Mestrado e mais de 60 teses de Licenciatura. Publicou mais de 100 artigos e capítulos de livros internacionais. Participou em 23 projetos científicos e foi coordenador de 10 projetos.

Fernanda Cássio vai estar presente na GTALK "De que forma a Biologia tenta dar resposta à sustentabilidade das comunidades atuais e futuras?"

Um espaço dedicado à apresentação das várias facetas da investigação que é desenvolvida no Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho, com um objetivo global único - o de seguir um caminho com possíveis soluções sustentáveis para muitos dos grandes problemas da atualidade.

Na sessão presencial, com transmissão em video streaming para a plataforma Hopin, serão dados a conhecer diversos projetos em curso nas diversas áreas da Biologia.