Isabel de Sousa


Isabel de Sousa

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Técnica de Lisboa, tem doutoramento em Ciência dos Alimentos pela Universidade de Nottingham, em Inglaterra, e é professora associada com agregação no Departamento de Ciência e Engenharia dos Biossistemas do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa. 

Coordena o Grupo de Investigação G3-Food and Feed, do Centro LEAF (Linking Landscape Environment Agriculture and Food) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Coordena várias Unidades Curriculares nas áreas de ensino em Engenharia e Ciência dos Alimentos, na licenciatura e mestrado, na interface com o setor industrial e orientou/a vários doutoramentos. Foi pioneira nos estudos sobre Textura e Reologia dos Alimentos em Portugal e criou os laboratórios de Reologia Alimentar e Tecnologia de Cereais no ISA para apoiar a investigação nestas áreas. Membro da equipa de Coordenação do Master em Agri-business do IDEFE/ISEG/ULisboa.

Distinguida pela sua intervenção na Ciência integrando a compilação “Mulheres na Ciência” pela Ciência Viva (MCTES) 2019 http://www.cienciaviva.pt/mulheresnaciencia/index.asp?id=912

O seu trabalho está relacionado principalmente com sustentabilidade e eficiência, concretizado em projetos com a indústria, incorporando ingredientes funcionais, de subprodutos da indústria (upcycling) e fontes alimentares pouco exploradas, em alimentos básicos, com forte impacto na saúde do consumidor. Com várias publicações no ISI Web of knowledge e vários capítulos de livros. Coordenadou/a vários projetos nacionais e europeus com PMEs, foi distinguida com a 1ªMenção Honrosa Prémios Ciência ULisboa/ Santander Universidades 2019 na área científica de Agronomia, Florestas e Alimentação https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/public/lista_de_ordenacao_final_santander_0.pdf

Avalia projectos internacionais para: i) o programa Eurostar do Secretariado Eureka; ii) a Agência Executiva de Investigação da União Europeia (REA) e iii) a Agência Dinamarquesa para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

Atual Presidente da Assembleia Geral do ISA. Ex-Presidente da Associação ADISA para a transferência de tecnologias e serviços às empresas (2013-2017); Membro do Conselho Escolar do ISA (2014-2018). Membro da Direcção da Inovisa (2011-2014). Vice-Presidente do ISA (2007-2009).