Sandra Alvarez


Sandra Alvarez
Diretora-geral da PHD Media do Omnicom Media Group

Tem 25 anos de experiência profissional nas áreas de marketing, comunicação, comercial, publicidade e media. Passou por várias empresas dentro destas áreas, tais como a Reckitt Benckiser, o Banco Espírito Santo e a F. Lima; por várias agências de publicidade: BBDO, DDB, Leo Burnett e Euro RSCG; e as agências de media Havas Media e PHD. É mestre em Marketing pelo ISCTE, pós-graduada em Marketing Digital pelo ISCTE Executive Education e licenciada em Economia pelo ISEG.

Co-autora do livro: Ser Digital – Como criar uma presença online marcante, de Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Com prefácio de Rui Ventura, Presidente da APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing

Nas últimas décadas, temos assistido a uma irreversível transformação digital, derivada de um consumo de meios digitais sem precedentes, associado ao uso de dispositivos tecnológicos, e tornada possível pelo advento da Internet. Esta transformação teve consequências profundas na sociedade, nos negócios, no marketing e na comunicação, em particular, o que levou as marcas a tornarem-se digitais.

Mais recentemente, essa transformação digital chegou às pessoas, a cada um de nós, invadindo o nosso dia a dia. Desta forma, cada indivíduo procura, cada vez mais, como construir de forma sustentada e consistente a sua identidade digital, seja por razões profissionais, seja como hobby.

SER DIGITAL: como criar uma presença online marcante surge da necessidade de reflexão perante as questões levantadas por este fenómeno em permanente evolução, dentro do contexto da experiência profissional de Carolina Afonso e Sandra Alvarez, no aconselhamento sobre como construir identidades digitais.

Como referem as autoras, «o desafio com este livro vai para lá dos algoritmos e dos “bits e bytes”. Decidimos que urge parar para refletir. Este livro nasce dessa consciência, conjugada com a partilha de boas práticas e casos de sucesso que transpomos do universo das marcas para as pessoas, para que qualquer um de nós possa ter uma presença online marcante».

Com o intuito de ajudar qualquer pessoa a encontrar uma forma relevante e pertinente de participar online, Ser Digital abrange os oito pilares na construção de uma presença digital: identidade, credibilidade, storytelling, autenticidade, partilha, sinergias online e offline, timing e optimização. Cada capítulo é enriquecido pela experiência e testemunho, na primeira pessoa, de personalidades que se destacam pela vida profissional, nas mais variadas áreas, e que, de alguma forma, personificam cada um destes temas estruturais: Carlos Coelho, especialista em marcas, Bernardo Correia, country manager da Google Portugal, Cristina Amaro, diretora do Imagens de Marca, José Avillez, chef e empresário, Sofia Castro Fernandes, blogger e escritora, Gracinha Viterbo, arquiteta de interiores, Ana Rita Clara e Marta Leite Castro, apresentadoras de televisão.