PROGRAMA - Carcavelos


09:30  -  13:00
Sessão Inaugural

Diversas conferências "New Green Digital Deal" - Ecologia, Economia e Saúde | Powered by Santander
Promovido pelo Greenfest

Sessão de boas-vindas:
- Carlos Carreiras | Presidente da Câmara Municipal de Cascais
- Daniel Traça | Dean da Nova SBE
- Pedro Norton de Matos | Mentor do Greenfest

Diálogos a Dois
1.
- Carlos Moedas | Trustee da Calouste Gulbenkian Foundation e Ex-Comissário Europeu
- Carlo Ratti | Diretor do MIT Senseable City Lab
2.
- Luísa Schmidt | Socióloga e Investigadora do ICS-ULisboa
- Carlos Pimenta | Ex-Secretário de Estado do Ambiente
3.
- Miguel Poiares Maduro | Professor Universitário e Ex- Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional
- George Papaconstantinou | Ex-Ministro das Finanças Grego, Ex-Ministro do Ambiente, Energia e Alterações Climáticas e Autor do livro "Game Over - The inside story of the Greek crisis"

Entrevista com:
- Carlos Carreiras | Presidente da Câmara Municipal de Cascais

10:00  -  12:30
1º Encontro de Empreendimento Social Luso-Espanhol

Promovido por Human Power Hub

Com a participação de:
- Carlos Sousa Santos | Resilience Manager na Human Power HUB
- Natacha Rivas | Vicepresidenta y Diputada de Innovación Social de la Diputación de Málaga

O encontro terá um painel ‘Ecossistemas para a aceleração das inovações sociais’, onde participarão as entidades sociais da província de Málaga promovidas por La Noria. São eles Ecoherencia, Enreda, Aula del Mar, Childfy e Cicerones Rurales.
Por outro lado, as entidades portuguesas participantes neste painel serão Sios Life, E-Solidar, Betweien, Equilibrium Social Circus e Restore.

10:30  -  11:00
Palestra - Planetary sensibility, humans and virus pandemics

Promovido por Husstainability | Orador: Erik Huss (palestra em inglês)

O geógrafo Erik Huss, da Suécia, dará uma visão sobre a sensibilidade do clima e dos sistemas planetários e como nós, com maior respeito de como a natureza funciona, evitaremos riscos de pandemias e outros desastres naturais.

11:15  -  12:15
Showcooking - combater o desperdício alimentar na cozinha

Promovido por Cascais Food Lab | Chef: Cláudia Silva Mataloto

11:30  -  13:00
Palestra - Construção Sustentável e Utilização da Madeira

Promovido pelo Grupo Casais

Com a participação de:
- Dr. Gilberto Jordan | CEO do Grupo André Jordan
- Professor Manuel Pinheiro | Responsável pelo Sistema LiderA
- Eng. Pedro Mendes | CEO da Spawnfoam
- Eng. Rainer Strauch | Managing Director & CTO da CREE
- Eng. Pedro Lopes | Coordenador Inovação e Conhecimento do Grupo Casais

O setor da Construção e do Imobiliário, em Portugal, é responsável por 17,4% do PIB e 50,5% do investimento a nível nacional, representando ainda 600 mil postos de trabalho. A nível europeu este é um setor que ocupa um lugar importante também na economia europeia, uma vez que gera quase 10% do PIB e é responsável por 20 milhões de postos de trabalho, nomeadamente nas micro e pequenas empresas.

Este setor é também um grande consumidor de produtos intermédios (matérias-primas, produtos químicos, equipamento elétrico e eletrónico, etc.) e serviços conexos. Dada a sua importância económica, o desempenho do setor da Construção tem um papel preponderante na construção das sociedades e no futuro das comunidades e pode influenciar de forma significativa o desenvolvimento da economia global.

A qualidade das obras de construção produz também um impacto direto na qualidade de vida de todos os cidadãos. Igualmente importante é o facto do desempenho energético dos edifícios e a gestão eficaz dos recursos na produção, no transporte e na utilização de produtos para a construção de edifícios e infraestruturas, terem um impacto significativo na energia, nas alterações climáticas e no ambiente.
No âmbito desta sessão e do painel que apresentamos, com o tema “Construção sustentável e utilização da madeira”, o foco estará na sustentabilidade. Pretendemos ter a perspetiva do promotor, do certificador, do produtor e de um integrador com uma solução completa.

13:15  -  13:45
Palestra - "Sustainable dynamic structures and furniture — smart living!"

Promovido pela CorkBrick | Orador: Miguel Brandão Reynolds

People use space a variety of ways. Short rental models are a good example among many that illustrate a trend towards a dynamic interior architecture and design. There is a need to rethink and reinvent how we deal with nature and the space we live in.
Our current resource wasting practices are unsustainable. There is a need to return to a philosophy creating long lasting objects that can be reused by future generations.

CORKBRICK is a great contribution in this direction. It's a natural solution — leveraging from unique characteristics that only nature provides — sustainable and useful, creating a new philosophy to managing the spaces we live in. Its dynamics, durability and re-usability is consistent with the urgent need to extend product life cycles creating products that will be used and reused over time by more than one generation.

14:00  -  14:30
Palestra - Alimentação, consumo e sustentabilidade: alguns dados e reflexões

Promovido por Observa-ICSULisboa | Oradora: Mónica Truninger

Esta palestra começa por abordar os principais desafios alimentares com que as sociedades atuais se confrontam. Faz depois uma curta apresentação de dados sobre os impactos da alimentação e os seus efeitos nas alterações climáticas, bem como dados sobre o contributo da alimentação para a pegada ecológica portuguesa.
A partir dos resultados do Primeiro e Segundo Grandes Inquéritos à Sustentabilidade mostra as disposições dos portugueses para mudar os seus padrões alimentares, nomeadamente em relação ao consumo de carne e à adopção de uma alimentação crescentemente vegetal. Conclui com algumas reflexões sobre a transformação dos atuais padrões alimentares e ferramentas de intervenção para a promoção de uma alimentação mais saudável, sustentável e inclusiva.

14:00  -  15:00
Workshop - Hortas em Casa

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais

14:00  -  15:30
Mesa Redonda - Smart Cities - Soluções low tech para a descarbonização

Promovido pela Get2C

Com a participação de:
- Joana Balsemão | Vereadora da Qualificação Ambiental e Estrutura Verde, Alterações Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Cidadania e Participação da Câmara Municipal de Cascais
- Luísa Ferreira Nunes | Bióloga, Professora e Ilustradora
- Miguel Salvado | Vereador da Rede Viária, Mobilidade, Trânsito, Frota Municipal e Iluminação Pública da Câmara Municipal de Almada
- Silvino da Silva Lúcio | Vice-Presidente da Câmara Municipal da Azambuja
- Susana Carvalho - EarthWatchers

O termo smart city está, entre outras definições, associado à combinação de inovação urbana com as pessoas e o meio ambiente, reconhecendo a colaboração entre os vários grupos como as empresas, os governos locais, a academia, as associações, as pessoas, etc, procurando soluções eficientes para uma cidade do futuro mais sustentável.

O conceito de smart city é abrangente mas o desenvolvimento sustentável, as questões ambientais, a inclusão social, a resiliência, a mobilidade e a conectividade estão geralmente associadas e quando pensamos em criar uma cidade inteligente, pensamos em qualidade de vida e bem estar. A inteligência das cidades está nas pessoas, tanto as que lá vivem como as que governam e as soluções/decisões só existem tirando partido das tecnologias da informação, do conhecimento e da comunicação.
Mas será uma cidade do futuro e inteligente apenas possível com tecnologia de ponta? Pode e deve uma smart city também ser low tech? Que meios e métodos devemos utilizar para não deixar ninguém para trás? Que abordagens são necessárias que permitam às comunidades locais desenvolver estratégias de base, reforçando a coesão e a proximidade? Qual o papel das soluções de base natural? Que aposta deve ser feita na adoção de projetos de sensibilização capazes de fomentar a mudança de comportamentos sem a utilização de altas tecnologias?
Como envolver os cidadãos, mudar os seus comportamentos e garantir que eles têm uma palavra a dizer nas políticas das suas cidades, o papel da natureza e a regeneração dos ecossistemas ou a capacidade de adaptação sem recurso à alta tecnologia são, entre outros, temas desta conversa.

14:30  -  15:00
A sustentabilidade é para todos

Promovido por Muheres À Obra

Sustentabilidade Financeira vs Sustentabilidade Ambiental

15:00  -  15:30
Prémio Negócios Sustentáveis

Promovido por Mulheres À Obra

Apresentação das vencedoras.

15:00  -  15:45
GRACE Talks - Empresas responsáveis - Novas tendências na retoma pós pandemia

Powered by GRACE

Com a participação de:
- Eduardo Vasconcelos | Bel Portugal
- Francisca Buccellato | everis Portugal
- Marta Amaro | McDonald´s Portugal
- Alberto Pimenta | CTT

Objectivo: Empresas partilham novas tendências e desafios no pós- pandemia, com foco na restruturação sustentável.

A crise provocada pela pandemia global Covid-19 tem tido inúmeras repercussões a nível económico, social, ambiental. Os enormes desafios associados ao plano de retoma mundial encerram grandes oportunidades de desenhar um modelo de prosperidade diferente do que vigorou nas últimas décadas.
As empresas repensam a sua estratégia, elaboram novos planos para conseguir aproximar colaboradores e motivar equipas à distância.
A colaboração e parceria ganha uma nova dimensão. É preciso antecipar problemas, restruturar medidas, e reconstruir melhor: pelas pessoas, pelas comunidades e pelo planeta.

15:30  -  15:50
Movimento Transformers

Promovido por Movimento Transformers | Oradora: Inês Franco Alexandre (CEO)

Apresentação do Movimento Transformers:
A nossa missão é aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que mais gostam de fazer. Para que isto se torne realidade, criamos um ciclo de aprendizagem sobre a participação cívica e social dos 0 aos 120 anos. Vamos explicar-vos tudo!

15:30  -  16:00
Conversa - O poder da tecnologia como alavanca da ação social em tempos de pandemia

Promovido pela APlanet

Joana Paredes Alves, co-fundadora da APlanet e Isabel Jonet, Presidente da Entrajuda e da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, vão falar sobre como ferramentas tecnológicas têm servido para alavancar a ação social e mobilizar comunidades nestes tempos de pandemia.

Nesta conversa irão partilhar experiências prácticas de como enfrentaram a pandemia nas suas organizações e também contarão alguns casos de sucesso através da plataforma APlanet Community.

15:30  -  16:10
Palestra - Mindfulness para Corporate Users

Oradora: Constança Casquinho

Does the regular practice of Mindfulness improve Business Problem Solving?
Our starting hypothesis is: the regular practice of Mindfulness improves Business Problem Solving. We can then ask Why? (Deductive Reasoning) and How? (Inductive Reasoning)
This short session answers both questions based on secondary data (the existing most valid scientific research to date) and primary data (the author’s own experience with Mindfulness for the past 19 years (estimated total of 10,000 hours of formal sitting meditation) and in Consulting Business Problem Solving for the past 25 years). Additionally, the author points to further needed research.

16:00  -  16:40
Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Aldeia Índigena Kamanawa

Promovido por Kianda Amassunu (Carla Braga) | Mayá Kamanawa (Projeto Aldeia Índigena Kamanawa)

16:00  -  17:30
Mesa Redonda - Economia Circular a Diferentes Escalas

Promovido pela ABAE

Com a participação de:
- Alexandra Rodrigues da CCDRC
- Lúcia Duarte da Câmara Municipal de Cascais
- Luís Newton da Freguesia da Estrela
- Escola Básica Horácio Bento Gouveia - Ana Lúcia Vasconcelos
- Moderadora: Margarida Gomes da ABAE

Apresentação de diversos projetos de cada uma das entidades:
- Projeto compras públicas sustentáveis – “Centro Green Deal”;
- Estratégia Economia Circular em Cascais - “Pacto Português para os Plásticos”
- Projeto que incentiva a economia local e comercio de proximidade “Estrela Circular”;
- Economia circular numa Eco-Escola da Madeira- “Horta Biológica, Compostagem e Outras iniciativas)

16:15  -  17:30
GTrends: Fórum de Tendências em Sustentabilidade - Powered by REN

Promovido pelo Greenfest

Com a presença de:
- Miguel Reynolds | CEO da CorkBrick
- Constança Casquinho | Professora do curso Strategy Consulting e Mindfulness In Leadership na Nova SBE, Responsável pelos Nova SBE Consulting Labs
- Alcino Lavrador | Diretor Geral - Altice Labs
- António Brito | Presidente do Instituto Superior de Agronomia (ISA)
- Sara Oliveira | Research Engineer - Food Processing and Nutrition Group do INL
- André Dias | CTO da GoWithFlow
- Isabel Sousa | Professora do ISA e Coordenadora do LEAF Research Centre
- Carla Maria Gomes | Investigadora do Observa-ICSU Lisboa
- Pedro Janeiro | Senior Manager, Strategy & Consulting da Accenture


16:30  -  17:30
Mesa Redonda - O Programa MAB da UNESCO: 50 anos a conservar a biodiversidade para o desenvolvimento

Powered by:
CENTRE FOR FUNCTIONAL ECOLOGY - Science for People & the Planet
UNESCO CHAIR in Biodiversity Safeguard for Sustainable Development
University of Coimbra

Com a participação de:
- Dra. Anabela Trindade, Presidente do Comité MAB de Portugal
- Representante da Comissão Nacional da UNESCO (a confirmar)
- Engº José Cassandra, ex-Presidente do Governo da Ilha do Príncipe, Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO
- Professora Helena Freitas, CENTRE FOR FUNCTIONAL ECOLOGY - Science for People & the Planet | UNESCO CHAIR in Biodiversity Safeguard for Sustainable Development | University of Coimbra |
- Doutor António Abreu, Investigador CENTRE FOR FUNCTIONAL ECOLOGY - Science for People & the Planet | UNESCO CHAIR in Biodiversity Safeguard for Sustainable Development | University of Coimbra

O programa Man and Biosphere (MaB) da UNESCO, lançado em 1971 é um programa científico intergovernamental que visa estabelecer as bases científicas para a compreensão e melhoria das relações entre a espécie humana e a natureza. O Programa MAB combina a aplicação prática de diferentes disciplinas científicas desde as ciências naturais, sociais, económicas e educação na promoção do desenvolvimento sustentável. As Reservas da Biosfera da UNESCO são os laboratórios vivos que dão expressão, no terreno, a práticas inovadoras de conservação e utilização sustentável dos recursos naturais, culturais, património e identidade das comunidades que vivem nas Reservas da Biosfera ou em áreas próximas.

Esta mesa redonda reúne um conjunto de especialistas e representantes de entidades com responsabilidades e grande experiência no âmbito do Programa MAB da UNESCO, nas áreas da gestão, investigação, promoção e desenvolvimento, que partilharão as suas vivências e visões sobre o Programa MAB em quanto promotor da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.
Com base nas experiência e visão dos diferentes participantes, em debate moderado, serão discutidas e partilhadas ideias sobre a importância e o futuro do Programa MAB, que comemora em 2021, 50 anos de existência.


17:30  -  18:30
Palestra - Livro do Jejum

Promovido por Naturena | Orador: Dr. André Amorim Gomes

18:00  -  19:00
Podcast - Conversas com Impacto

Promovido por CORE Consultaria e Conversas com Impacto
Orador: Pedro Norton de Matos

18:00  -  19:00
Biopsicologia - A relação metafísica entre o Corpo, Mente e Consciência

Promovido pelo Monge Dada

O Dada é um monge Indiano, professor de yoga e meditação e empreendedor social. Nos últimos 35 anos trabalhou em inúmeros projectos de empreendedorismo social um pouco por todo o mundo, incluindo ajuda humanitária no contexto de catástrofes naturais em países africanos, do médio oriente e asiáticos.
Na última década e meia ensinou a Ciência Intuitiva do Tantra Yoga e Meditação com o objectivo de trazer saúde, paz interior, e desenvolvimento espiritual ao ser humano – condições indispensáveis à criação de uma sociedade melhor.

19:00  -  20:00
Painel Futuro do Trabalho

Com a presença de:
- Diogo Reffóios Cunha
- Gonçalo Hall
- João Mendes Reis

19:00  -  20:00
Empreendedorismo Social como ferramenta de combate ao impacto COVID-19 no Brasil

Promovido pela Verda

A pandemia deixa de herança uma crise social e econômica em todo o planeta. No Brasil, a taxa de desemprego teve um aumento de 27,6% e o empreendedorismo passou a ser a única opção possível para vários brasileiros. Visando aumentar o número de micro e pequenos empreendimentos que já nascem conscientes, a Verda (Laboratório de Inovação Social) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) uniram forças para criar um programa de fomento ao empreendedorismo social. Eles vão explicar porque acreditam que este é o caminho para um desenvolvimento sustentável no país.

Com a presença de:
- Pedro Verda – Diretor de Inovação da Verda
- Ludmila Valença – Diretora de Projetos da Verda
- Valéria de Barros – Analista de Negócios Sênior do Sebrae Nacional

19:00  -  20:00
Palestra - Sustentabilidade Pessoal

Promovido pela Regenerar | Orador: Lourenço Azevedo

20:00  -  21:00
Concerto Casa América Latina

Promovido por Casa América Latina

10:00  -  10:30
Palestra - Letra, uma cerveja artesanal orientada para a sustentabilidade

Promovido por Cerveja Letra

Produtos alimentares provenientes de resíduos, bolachas e pão.
- Produtos como GIN da Letra F, Queijo com lúpulo, resultam de parcerias locais;
- Cervejas com utilização de frutas locais como apoio da agricultura;
- Resíduo como alimentação de gado, apoiando produtores locais;
- Incentivo para o cultivo de lúpulo em Portugal;
- Reutilização da água de arrefecimento;
- Pellets como combustível para gerar vapor de aquecimento;
- Novos projetos: Cerveja Gluten Free.

10:00  -  10:40
Aula - Chi Kung - Práticas de Cuidado e Utopia

Promovido pelo Instituto Macrobiótico de Portugal | Instrutora: Margarida Bettencourt

O Corpo não é algo em que reflectimos de vez em quando. Fazemos o corpo, adquirimos o nosso próprio corpo - e esse é um processo de mutação e transformação, um projecto aberto cheio de possibilidades.

Vivemos um tempo em que a vulnerabilidade do corpo está a ser dramaticamente exposta e revelada. No entanto, a atitude radical pode ser o aceitar dessa vulnerabilidade, ser objetor de consciência e recusar a atitude marcial. Através de uma prática criativa desenvolver a habilidade de sentir a totalidade das coisas como parte de cada um de nós - ser responsável de uma forma vital e apaixonada.
Nesta sessão vamos invocar o nosso Dragão essencial.

10:30  -  11:00
Palestra - Planetary sensibility, humans and virus pandemics

Promovido por Husstainability | Orador: Erik Huss (palestra em inglês)

O geógrafo Erik Huss, da Suécia, dará uma visão sobre a sensibilidade do clima e dos sistemas planetários e como nós, com maior respeito de como a natureza funciona, evitaremos riscos de pandemias e outros desastres naturais.

11:00  -  11:40
Palestra - "The role of Food Engineering in the transition to a sustainable diet: The Plant Based Revolution"

Com a presença de:
- Isabel de Sousa | ISA Instituto Superior Agronomia
- Anabela Raymundo | ISA Instituto Superior Agronomia

The Plant Based major food trend is getting stronger in consumer choices due to the increasing collective environmental consciousness.
Although processed food is loosing pace, convenience and safety is setting the ground for food engineering to get the forefront on the transition to Circular Economy. Either by adding value to the food industry byproducts, reintroducing them into the food value chain or by finding new highly sustainable food sources, the food industry is adapting to the new Green Deal urgencies. Pulses are well recognized as crops to improve soil conditions and to replace animal protein in sustainable diets. Microalgaes are getting consumers attention, as "no land" crops with high nutrition value as protein and bioactives sources in balanced diets.
This talk addresses these new challenges and shares the recent advances on these subjects.

11:00  -  11:40
Aula do Yoga para Todos

Promovido por Áshrama Estoril Centro do Yoga e por Áshrama Oeiras Centro do Yoga
Mestra Dina Santos - Áshrama Oeiras Centro do Yoga
Professora Ana Cunha - Áshrama Estoril Centro do Yoga

A prática do Yoga é recomendada para todas as pessoas saudáveis - Mulheres e Homens, Jovens de Todas as Idades.

11:00  -  12:00
Workshop - As meias estão rotas e agora?!

Promovido por Zero Plástico
Oradoras: Catarina Duarte Leitão e Rita Duarte Leitão

Nos últimos meses aqui por casa as solas dos sapatos ficaram novas, mas as meias apareciam esburacadas a cada dia! Já nem as conseguíamos reparar porque os buracos eram gigantes!
Já temos imensos panos para limpar o pó e o chão e as meias são pequenas! Começamos a pensar o podíamos fazer com tantas meias.
Depois de as lavar e cortar, relembrar as aulas de têxteis da escola conseguimos transformar as nossas meias em vários utensílios. Como bases para tachos, esfregões para a loiça ou pegas de tachos.
Querem saber como? Juntem-se a nós e tragam a família.

11:00  -  12:00
Palestra - A Emergência da Ecologia Espiritual

Promovido por Center For Functional Ecology | Orador: Jorge Moreira

Ecologia espiritual é ancestral. A sua importância atual prende-se com a resposta profunda que poderá dar à crise multidimensional da contemporaneidade. Talvez a reflexão que falta para percebermos a Unidade da Vida, a relação e a interligação entre tudo o que existe visível e impercetível, para colmatarmos o deficit de perceção que está na base dos egoísmos, especismos e antropocentrismos, que são a base do nosso afastamento com o outro, seja ele humano ou não-humano.
Inspira-se na ética ambiental, na ciência holística, na filosofia perene e no saber ancestral.
É uma área emergente na academia, que une ecologia e espiritualidade (perceção desperta e relação profunda com a rede cósmica), numa consciência alargada e sagrada da Natureza.

12:00  -  12:25
Palestra - Lean&Green

Promovido por GS1 | Orador: Gonçalo Dinis Dias

Apresentação da Iniciativa Lean&Green.
Esta iniciativa tem como principal objetivo ajudar as empresas a reduzirem as suas emissões de CO2e em âmbito logístico (Transporte e Armazenamento).
Atualmente presente em 14 países europeus, esta iniciativa conta já com mais de 600 empresas.

12:00  -  13:00
8 The future of Sustainable Tourism Post-Covid

Promovido por Impact Travel Alliance

"Portugal will launch its ITA chapter in style by being part of the biggest sustainability festival in the country, Greenfest.
Our founder Kelley Louise will join Leonor Picão from Tourism Portugal Board and Fatima Vieira from Green Key Portugal while moderated by the experienced local travel journalist, Ruben Obadia. The topic couldn’t be more important to one of the industries more affected with the pandemic: “Will covid-19 have a positive or negative impact on the eco travel industry?
Will it be an even more important differentiator factor to succeed? or it will go down the traveller’s priorities making our travel industry go backwards in time regarding its sustainability?”

13:00
Dueto - Carlos Pimenta + Luísa Schmidt
13:00  -  13:10
Vídeo - O Caminho para a Sustentabilidade

Promovido por MOVE - Associação de Microcrédito e Empreendedorismo
Oradora: Patrícia Malafaya

A pandemia veio mudar o mundo e exigir mais das ONGs. Fundado em 2009, o MOVE tem vindo a crescer e a traçar o seu caminho rumo à sustentabilidade ambiental, social e financeira. Com as suas operações suspensas no terreno, a organização transformou um problema numa oportunidade e restruturou o seu trabalho e a sua atuação de forma a responder com eficácia aos desafios que uma recuperação pós-pandemia irá trazer.

13:00  -  13:45
Aula de Yoga

Promovido pelo Ginásio Gingko | Professora: Cecilia Sanchez

14:00  -  14:45
Showcooking - Alimentos fermentados e Probióticos

Promovido pelo Instituto Macrobiótico de Portugal | Chef: Sónia Jordão

Os alimentos fermentados de boa qualidade contêm probióticos e a sua absorção poderá ser até mais eficaz do que se administrados através de suplementos (comprimidos). Os probióticos são já conhecidos por todos - a OMS define-os como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”. São essencialmente nutritivos à nossa flora intestinal - área do nosso organismo onde está dependente quase 80% do nosso sistema imunitário (absorção, assimilação e eliminação). Irei apresentar-vos o tão famoso Chucrute (ou Sauerkraut) e também outras técnicas de fermentação repletos de sabor e propriedades medicinais. Venham ver como será tão fácil preparar estes super alimentos em vossa casa.

14:00  -  14:30
Palestra - Cozinha das Emoções

Promovido pela aBioFamily | Oradores: Daniela Ricardo e Luís Baião

Daniela Ricardo e Luís Baião conversam para ajudar a entender melhor as emoções e de que forma elas afetam o nosso corpo e como podemos harmonizá-las através da alimentação, contribuindo simultaneamente para uma saúde e vida mais equilibradas. Este é o tema do mais recente livro de Daniela Ricardo - Cozinha das Emoções.

14:00  -  15:30
Mesa Redonda - Hidrogénio: Prós e Contras

Com a participação de:
- Adélio Mendes | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
- Clemente Pedro Nunes | Instituto Superior Técnico
- Joaquim Delgado | Professor na ESTGV/IPV e Investigador no ISR-UC
- Rui Costa Neto | Investigador

14:30  -  15:10
Showcooking - Alimentação e Imunidade

Promovido pela aBioFamily | Oradores: Daniela Ricardo e Luís Baião

Na cozinha, enquanto preparam um Cevadotto como prato principal e umas Pêras cremosas como sobremesa, Daniela Ricardo e Luís Baião ajudam a entender como aumentar a nossa imunidade através da alimentação, cuidando de órgãos como o Fígado e o Intestino Grosso.

15:00  -  15:40
Eco-Escolas: apresentação do Programa Eco-Escolas há 25 anos em Portugal

Promovido pela ABAE | Oradora: Margarida Gomes

15:00  -  16:00
Palestra - Viver ou sobreviver na pandemia?

Promovido por Feng Shui Taoing | Oradora: Sandra Columé Pinto

Como a aplicação do Feng Shui aumenta a qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta; Nos auxilia a economizar em casa ou na empresa, como nos torna mais saudáveis e felizes.
Recuperação Pós – Pandemia com mudança de hábitos e diferentes formas de viver ou prepararmo-nos para outra pandemia? Teletrabalho | Mobilidade | Alimentação | Economia circular | Prazer de viver

15:00  -  16:00
Workshop - Ervas Aromáticas / Aplicações culinárias, benefícios saudáveis e cuidados a ter

Promovido pela Aromáticas Vivas | Oradora: Cristina Oliveira

Descobre mais sobre as ervas aromáticas e de que forma as podes introduzir na tua alimentação!
Neste workshop vamos falar sobre:
- Aplicações culinárias das ervas aromáticas, por variedade, microgreens e flores comestíveis, bem como, sugestões de receitas;
- Principais benefícios saudáveis de cada variedade de ervas aromáticas;
- Como cuidar das ervas aromáticas em vaso: rega e corte.

16:00  -  17:00
Aula de Yoga - Pranayama e Dhyana

Promovido por Wholly Joana | Instrutora: Joana Vieira

Pranayama e Dhyana são duas das oito disciplinas do Yoga Clássico (Raja Yoga).
O Pranayama é caracterizado por técnicas de respiração que, para além de melhorar a oxigenação do nosso organismo, acalma e estabiliza a mente, podendo servir de preparação do praticante para a prática de Dhyana, que é a meditação.

Os benefícios destas práticas são físicos e mentais, sendo alguns:
- Diminuição do stress, ansiedade e o cansaço;
- Diminuição da pressão arterial;
- Aumento da capacidade de concentração e auto-estima;
- Ajuda em casos de insónia;
- Reforça o sistema imunitário

16:00  -  17:20
Mesa Redonda - Estilo de Vida Zero Waste durante aPandemia: Desafios e o que nos espera

Promovido por Mind the Trash | Zero Waste Portugal e por Do Zero

Com a participação de:
- Catarina Matos
- Eunice Maia
- Joana Guerra Tadeu
- Marta Machado
- Marta Mendonça

16:00  -  17:00
Plastics: busting myths and catalyzing action in the era of COVID-19

Orador: Manuel Maqueda

In presentation we will go on a myth-busting and eye-opening deep dive into the lesser known aspects of plastics, and their impacts on ecosystems and human health.
We will also touch upon the timely and loaded topic of reuse in the era of COVID-19, and we will share tips to help you take specific actions in your personal life and in your organization in order to be a part of the solution.

16:30  -  16:50
Palestra - Expandir a consciência e viver em abundância

Orador: Luís Martins Simões

Em tempos de contracção da sociedade, tempos de estado de emergência, de proibição, de escassez e de privação de liberdade, tempos incómodos e muito desafiantes para a humanidade em geral, importa saber como expandir a consciência e viver em abundância.

17:00  -  17:30
Resolve Enigmas com o Escape In

Promovido por Mapa Zero (Espace In) | Oradora: Rita Castro

Venham experimentar os jogos Escape IN, resolver enigmas e escapar.

17:00  -  17:40
Quiz em direto sobre Economia Circular

Promovido pela ABAE

Para jovens, professores, famílias, população em geral

17:00  -  17:45
Palestra - Viver os Espaços com mais Qualidade e Segurança

Orador: Alexandre Saldanha da Gama

Através dos ensinamentos do Feng Shui podemos estar mais atentos aos espaços onde vivemos ou por onde passamos, de modo a tirar maior proveito deles e se for o caso poder melhorar-los ou adequa-los às nossas necessidades.

Nesta palestra Alexandre Gama partilha uma série de ideias para melhorar o nosso dia a dia e com a ajuda dos espaços ter uma vida com mais harmonia.

17:00  -  18:00
Palestra - Jejum Intermitente - Uma ferramenta para o envelhecimento saudável

Oradora: Alexandra Vasconcelos

É possível mantermo-nos jovens e saudáveis e prevenir doenças. A forma como vivemos, como pensamos, como nos nutrimos e sobretudo como nos expomos a agentes desequilibrantes é determinante no nosso processo de envelhecimento saudável.
A identificação e modulação das causas, juntamente com alteração do comportamento alimentar e introdução de períodos de jejum, permite-nos viver mais e melhor. Como fazer Jejum de forma a potenciar todos os seus benefícios.

17:00  -  18:00
Showcooking - Lanches e snacks para pais e filhos - Alimentar também é educar

Promovido pela Seasonal by Margarida George | Chef: Margarida George

Um fim de semana delicioso com a Seasonal by Margarida George
Levar os miúdos para a cozinha é sempre uma excelente ideia. Conseguimos mantê-los ocupados e ainda fazemos com que comam boa comida. É uma fórmula de sucesso! As crianças sentem-se orgulhosas dos seus feitos culinários, para além de comerem o que cozinham ainda incentivam os que estão ao seu redor a fazê-lo.
Defendo a alimentação saudável e a cozinha consciente utilizando ingredientes naturais, não processados. Excluindo completamente o açúcar refinado, as farinhas brancas refinadas, as gorduras hidrogenadas e os alimentos utraprocessados.

Pretende-se que as crianças de forma divertida e descontraída ao porem a mão na
massa, experimentem novos sabores, novas texturas, adquiram novas competências e que sigam o caminho da alimentação saudável, da comida de verdade, que faz bem e que está em harmonia com o planeta. Comida deliciosa e sustentável!
Lanches e snacks
- Smothie de laranja cenoura e caju
- Quadrados chocobeet (chocolate e beterraba)
- Fofos de courgette e tomate

17:25  -  18:00
Workshop - Vamos conhecer os microverdes

Promovido por Nourish Micro Verdes

17:45  -  18:30
Palestra - Importância na educação ambiental no cadeia de gestão de resíduos

Promovido pela ERP e Novo Verde

As dinâmicas de sensibilização e educação ambiental são motores de comportamentos sustentáveis, traduzidos na entrega seletiva de resíduos elétricos e eletrónicos, pilhas usadas e embalagens.
As campanhas Geração Depositrão e Geração Verdão são exemplos de iniciativas que estimulam a participação ativa da população na cadeia de gestão de resíduos, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem.

18:00  -  18:45
Palestra - Menopausa: os anos de transição

Promovido pelo Instituto Macrobiótico de Portugal | Oradora: Antonella Vignati

Para muitas mulheres, a ideia da menopausa equivale a um senso de luto, perda ou tabu. Isto deve-se a uma cultura na qual o valor da mulher é diretamente e exclusivamente relacionado com o seu aspecto físico e a sua juventude. Uma cultura que ainda patologiza (e medica) qualquer manifestação da fisiologia da mulher, e claramente não podia poupar a menopausa. Preparar a transição é fundamental e passa por reconhecer os sinais incipientes da pré-menopausa que podem começar tão cedo como aos 35 anos: alterações dos ciclos (mais curtos ou mais longos, fluxo mais escasso ou mais abundante, aparecimento ou regresso de sintomas pré-menstruais, etc.). Mudanças mais ou menos subtis na nossa forma de estar, agir e pensar que são marcadas pelas mudanças hormonais em curso.
Sinais que não querem dizer que que falte muito pouco para a menopausa, nem que a nossa fertilidade acabou, mas sim que estamos a entrar lentamente numa etapa diferente que aos poucos, no curso dos próximos anos, nos vai levar até à menopausa.
A nível de conteúdos, serão ferramentas para viver em harmonia e aceitar com graciosidade aquilo que será, esperemos, uma etapa muito longa da nossa vida. Mais uma vez, os nossos aliados serão a Alimentação, a Fitoterapia, e o conhecimento da fisiologia feminina, entre outros.

18:00  -  19:00
Palestra - Voluntariado e Desenvolvimento Pessoal

Promovido por Pista Mágica | Oradora: Ana Luísa Azevedo

Esta ação tem a finalidade de incluir o Voluntariado como uma meta pessoal e de que forma é que isto pode contribuir para o desenvolvimento de competências e valores dos participantes.

18:00  -  19:30
Mesa Rondonda - Ecologia: entre a ciência, a cultura e a sensibilização

Promovido por Senciência |

Com a participação de:
- Rúben Oliveira, Director Científico na Senciencia
- Maria Amélia Martins-Loução, professora, investigadora e Presidente da SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia
- Miguel Cortes Costa, realizador
- Carla Dâmaso, Directora do OMA - Observatório do Mar dos Açores
- Sofia Quaresma, bióloga, escritora de livros infantis


Poucos ramos da ciência têm a capacidade de suscitar sentimentos em cada um de nós, e na sociedade como um todo. A Ecologia é um desses ramos, assumindo um lugar de destaque em pleno século XXI, enquanto ciência transversal e vital para a construção de um futuro sustentável. O seu reconhecimento é hoje tão importante quanto o seu conhecimento e potencial para nos mover e demover.
Entre a ciência, a cultura e a sensibilização, que abordagens toma a Ecologia para ir mais longe, ao aproximar-se cada vez mais do sabemos e pensamos?
Neste debate moderado por Rúben Oliveira – ecólogo, comunicador e Director Científico da Senciência – iremos explorar os vários formatos utilizados para disseminar a Ecologia, promover a literacia e estimular a mudança de comportamentos.

18:00  -  19:30
Workshop - Lixo ou Recursos Oficina de Upcycling

Promovido por Era Uma Vez Upcycling | Oradora: Alexandra Arnóbio

Transformar resíduos em produtos com uma nova função de forma criativa, caminhando assim para uma economia circular.

19:00  -  20:00
Workshop - Empreendedorismo e pandemia

Promovido pela Fábrica de Startups | Orador: António Lucena de Faria

19:00  -  20:00
Workshop - Activa a tua Capacidade de Sonhar

Promovido pela EUS School of Being | Oradores: Rita Sambado e Rodrigo Maia Loureiro

Aquilo com que mais nos cruzamos hoje em dia, infelizmente, é com pessoas sem sonhos ! E isto pode parecer normal de tão comum que é, mas na verdade não é! É do sonho que tudo parte, dessa intenção que tem a capacidade de mexer mundos para fazer acontecer.
Os sonhos têm a capacidade de manter a chama do entusiasmo activa, e tornarem-se num suporte, para nos momentos mais desafiantes te lembrarem a razão pela qual estás a correr!
A capacidade de sonhar é tão mais forte, quanto mais os teus sonhos estiverem alinhados contigo; quanto mais eles te fizerem vibrar; quando mais eles nascerem de um lugar bem autêntico de ti.
E como é que isso se faz? Como se activa esta capacidade de sonhar? E é exactamente sobre isso que te queremos falar!

19:00  -  20:00
Co-criando a sustentabilidade local com participação comunitária - O caso Favela Verde

Orador: Gabriel Neira Voto

Favela Verde é uma organização brasileira fundada em 2011 em Chapéu de Mangueira. Desde 2013 trabalhamos na favela da Rocinha, onde realizamos projetos socioambientais através de processos de participação e inovação social, visando a sustentabilidade e resiliência urbana, das favelas adjacentes a áreas naturais protegidas, como o Parque Nacional da Tijuca.

20:00
Concerto Casa America Latina
20:15
Dueto - Carlos Moedas + Carlo Ratti
10:00  -  10:30
Palestra - Responsabilidade Social Corporativa de uma Júnior Empresa

Promovido por LisbonPH | Oradoras: Margarida Reis Catronga & Ana Catarina Fernandes

Empreendedores, criativos e multidisciplinares. É como descrevemos a nossa equipa que, desde 2013, trabalha diariamente para garantir a equidade no acesso à formação dos Profissionais de Saúde em Portugal. Com apenas 6 anos de existência, já desenvolvemos mais de 150 projetos externos em parceria com cerca de 70 clientes e que correspondem a mais de 700 horas de serviços de formação, apoiados por uma estrutura composta por 54 membros e mais de 90 Alumni.
Esforçamo-nos por garantir resultados de excelência, adotando as melhores práticas de gestão que permitam prosseguir com uma estratégia de qualidade, elevando o conceito de inovação dentro deste setor, tendo sido distinguidos no último ano com os prémios The Most Sustainable Junior Enterprise da Europa e Júnior Empresa Mais Socialmente Responsável e Júnior Empresa do Ano em Portugal. Mais do que os resultados externos, acreditamos estar a formar os Profissionais de Saúde do futuro, incutindo nos nossos membros um mindset socialmente responsável, através de projetos de voluntariado que connosco se cruzam e alinhando-nos com os princípios de desenvolvimento sustentável da ONU.
Somos 1 equipa, guiada por 7 valores e com uma forte visão em comum que não se acomoda nas suas conquistas e esforça-se para superar expectativas, trabalhando, diariamente, “Pelo desenvolvimento do profissional de saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar.

10:30  -  12:00
Mesa Redonda - Smart Cities - Soluções low tech para a descarbonização

Promovido pela Get2C

Com a participação de:
- Joana Balsemão | Vereadora da Qualificação Ambiental e Estrutura Verde, Alterações Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Cidadania e Participação da Câmara Municipal de Cascais
- Luísa Ferreira Nunes | Bióloga, Professora e Ilustradora
- Miguel Salvado | Vereador da Rede Viária, Mobilidade, Trânsito, Frota Municipal e Iluminação Pública da Câmara Municipal de Almada
- Silvino da Silva Lúcio | Vice-Presidente da Câmara Municipal da Azambuja
- Susana Carvalho - EarthWatchers

O termo smart city está, entre outras definições, associado à combinação de inovação urbana com as pessoas e o meio ambiente, reconhecendo a colaboração entre os vários grupos como as empresas, os governos locais, a academia, as associações, as pessoas, etc, procurando soluções eficientes para uma cidade do futuro mais sustentável.

O conceito de smart city é abrangente mas o desenvolvimento sustentável, as questões ambientais, a inclusão social, a resiliência, a mobilidade e a conectividade estão geralmente associadas e quando pensamos em criar uma cidade inteligente, pensamos em qualidade de vida e bem estar. A inteligência das cidades está nas pessoas, tanto as que lá vivem como as que governam e as soluções/decisões só existem tirando partido das tecnologias da informação, do conhecimento e da comunicação.
Mas será uma cidade do futuro e inteligente apenas possível com tecnologia de ponta? Pode e deve uma smart city também ser low tech? Que meios e métodos devemos utilizar para não deixar ninguém para trás? Que abordagens são necessárias que permitam às comunidades locais desenvolver estratégias de base, reforçando a coesão e a proximidade? Qual o papel das soluções de base natural? Que aposta deve ser feita na adoção de projetos de sensibilização capazes de fomentar a mudança de comportamentos sem a utilização de altas tecnologias?
Como envolver os cidadãos, mudar os seus comportamentos e garantir que eles têm uma palavra a dizer nas políticas das suas cidades, o papel da natureza e a regeneração dos ecossistemas ou a capacidade de adaptação sem recurso à alta tecnologia são, entre outros, temas desta conversa.

10:30  -  11:30
Showcooking - Brunch para miúdos e graúdos - Alimentar também é educar

Promovido pela Seasonal by Margarida George | Chef: Margarida George

Um fim de semana delicioso com a Seasonal by Margarida George
Levar os miúdos para a cozinha é sempre uma excelente ideia. Conseguimos mantê-los ocupados e ainda fazemos com que comam boa comida. É uma fórmula de sucesso! As crianças sentem-se orgulhosas dos seus feitos culinários, para além de comerem o que cozinham ainda incentivam os que estão ao seu redor a fazê-lo.
Defendo a alimentação saudável e a cozinha consciente utilizando ingredientes naturais, não processados. Excluindo completamente o açúcar refinado, as farinhas brancas refinadas, as gorduras hidrogenadas e os alimentos utraprocessados.

Pretende-se que as crianças de forma divertida e descontraída ao porem a mão na
massa, experimentem novos sabores, novas texturas, adquiram novas competências e que sigam o caminho da alimentação saudável, da comida de verdade, que faz bem e que está em harmonia com o planeta. Comida deliciosa e sustentável!
Brunch
- Leite vegetal de aveia e amêndoa
- Torradas de graomolete
- Panquecas de abóbora e chocolate

11:00  -  12:00
Workshop - Decorações e Embrulhos de Natal para toda a Família

Promovido por Zero Plástico
Oradoras: Catarina Duarte Leitão e Rita Duarte Leitão

Natal é para muita gente sinónimo de azafama e muitas compras. Por aqui juntamos a família à volta da mesa para as preparações natalícias.
Pomos a mão na massa, a mão nas tintas e fazemos magia.
Desta vez fazemos enfeites cheirosos com maça e canela e transformamos um simples papel pardo num original papel de embrulho?
Junta-te a nós.

11:00  -  12:00
Aula de Yoga - Pranayama e Dhyana

Promovido por Wholly Joana | Instrutora: Joana Vieira

Pranayama e Dhyana são duas das oito disciplinas do Yoga Clássico (Raja Yoga).
O Pranayama é caracterizado por técnicas de respiração que, para além de melhorar a oxigenação do nosso organismo, acalma e estabiliza a mente, podendo servir de preparação do praticante para a prática de Dhyana, que é a meditação.

Os benefícios destas práticas são físicos e mentais, sendo alguns:
- Diminuição do stress, ansiedade e o cansaço;
- Diminuição da pressão arterial;
- Aumento da capacidade de concentração e auto-estima;
- Ajuda em casos de insónia;
- Reforça o sistema imunitário

12:00  -  12:20
Vídeo Sobre compostagem

Promovido por Mulheres À Obra (MAO)

12:00  -  12:30
Palestra - "Na Rota dos Artistas à procura do belo" um roteiro artístico que se quer sustentável

Promovido por Stay to Talk | Oradora: Carolina Mendes

A região norte de Portugal conta agora com uma nova Rota Artística que convida os visitantes nacionais e/ou estrangeiros a percorrer um itinerário temático que liga lugares de aprendizagem desde o litoral ao interior do país e que visa perpetuar a memória de algumas figuras ilustres e respetivos territórios, abrindo aqui a possibilidade destes serem vividos de forma sustentável e trabalhados pedagogicamente.
Parte-se à descoberta do património material e imaterial e somos desafiados a experimentar, com os locais, a vida e obra de seis artistas, três escritores (Agustina Bessa-Luís, Teixeira de Pascoaes e António Nobre) e três pintores (Amadeo de Souza-Cardoso, Acácio Lino e António Carneiro). Ao percorrer esta Rota, fica mais rico pois conhecerá de perto os artistas, os seus lugares de eleição, algumas histórias e vivências, que em tempos os ligaram e que deram o mote à designada Geração de Ouro de Amarante.

Trata-se de um produto turístico sustentável pois foi concebido com base no conhecimento da comunidade e pretende ser vivido nesta base em que a própria comunidade será a anfitriã, garantindo assim que o destino continue a ter sua autenticidade e identidade preservados.

12:00  -  12:45
Showcooking - Alimentos fermentados e Probióticos

Promovido pelo Instituto Macrobiótico de Portugal | Chef: Sónia Jordão

Os alimentos fermentados de boa qualidade contêm probióticos e a sua absorção poderá ser até mais eficaz do que se administrados através de suplementos (comprimidos). Os probióticos são já conhecidos por todos - a OMS define-os como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”. São essencialmente nutritivos à nossa flora intestinal - área do nosso organismo onde está dependente quase 80% do nosso sistema imunitário (absorção, assimilação e eliminação). Irei apresentar-vos o tão famoso Chucrute (ou Sauerkraut) e também outras técnicas de fermentação repletos de sabor e propriedades medicinais. Venham ver como será tão fácil preparar estes super alimentos em vossa casa.

12:30  -  13:00
Palestra - Sustainable dynamic structures and furniture — smart living!

Promovido pela CorkBrick | Orador: Miguel Brandão Reynolds

People use space a variety of ways. Short rental models are a good example among many that illustrate a trend towards a dynamic interior architecture and design. There is a need to rethink and reinvent how we deal with nature and the space we live in.
Our current resource wasting practices are unsustainable. There is a need to return to a philosophy creating long lasting objects that can be reused by future generations.

CORKBRICK is a great contribution in this direction. It's a natural solution — leveraging from unique characteristics that only nature provides — sustainable and useful, creating a new philosophy to managing the spaces we live in. Its dynamics, durability and re-usability is consistent with the urgent need to extend product life cycles creating products that will be used and reused over time by more than one generation.

13:00
Palestra - O Novo Turismo de longa duração

Powered by Hotéis Selina

13:00  -  14:00
Showcooking - Lanches e snacks para pais e filhos - Alimentar também é educar

Promovido por Seasonal by Margarida George

Um fim de semana delicioso com a Seasonal by Margarida George
Levar os miúdos para a cozinha é sempre uma excelente ideia. Conseguimos mantê-los ocupados e ainda fazemos com que comam boa comida. É uma fórmula de sucesso! As crianças sentem-se orgulhosas dos seus feitos culinários, para além de comerem o que cozinham ainda incentivam os que estão ao seu redor a fazê-lo.
Defendo a alimentação saudável e a cozinha consciente utilizando ingredientes naturais, não processados. Excluindo completamente o açúcar refinado, as farinhas brancas refinadas, as gorduras hidrogenadas e os alimentos utraprocessados.
Pretende-se que as crianças de forma divertida e descontraída ao porem a mão na
massa, experimentem novos sabores, novas texturas, adquiram novas competências e que sigam o caminho da alimentação saudável, da comida de verdade, que faz bem e que está em harmonia com o planeta. Comida deliciosa e sustentável!
Lanches e snacks:
- Smothie de laranja cenoura e caju
- Quadrados chocobeet (chocolate e beterraba)
- Fofos de courgette e tomate

13:00  -  13:35
Aula de Yoga

Promovido pelo Ginásio Gingko | Instrutora: Cecilia Sanchez

13:30  -  14:00
Palestra - Planetary sensibility, humans and virus pandemics

Promovido por Husstainability | Orador: Erik Huss (palestra em inglês)

O geógrafo Erik Huss, da Suécia, dará uma visão sobre a sensibilidade do clima e dos sistemas planetários e como nós, com maior respeito de como a natureza funciona, evitaremos riscos de pandemias e outros desastres naturais.

14:00
Dueto - Carlos Pimenta + Luísa Schmidt
14:00  -  14:35
Showcooking - Alimentação e Imunidade

Promovido pela aBioFamily | Oradores: Daniela Ricardo e Luís Baião

Na cozinha, enquanto preparam um Cevadotto como prato principal e umas Pêras cremosas como sobremesa, Daniela Ricardo e Luís Baião ajudam a entender como aumentar a nossa imunidade através da alimentação, cuidando de órgãos como o Fígado e o Intestino Grosso.

14:00  -  15:00
Palestra - Viver ou sobreviver na pandemia?

Promovido por Feng Shui Taoing | Oradora: Sandra Columé Pinto

Como a aplicação do Feng Shui aumenta a qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta; Nos auxilia a economizar em casa ou na empresa, como nos torna mais saudáveis e felizes.
Recuperação Pós – Pandemia com mudança de hábitos e diferentes formas de viver ou prepararmo-nos para outra pandemia? Teletrabalho | Mobilidade | Alimentação | Economia circular | Prazer de viver

14:00  -  15:30
Palestra - Felicidade é decisão e aprendizado

Oradora: Lilly Rahy

15:00  -  16:45
Mesa Redonda - Hidrogénio: Prós e Contras

Com a participação de:
- Adélio Mendes | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
- Clemente Pedro Nunes | Instituto Superior Técnico
- Joaquim Delgado | Professor na ESTGV/IPV e Investigador no ISR-UC
- Rui Costa Neto | Investigador na IN+ Center for Innovation Technology and Policy Research / IST

15:00  -  15:30
Palestra - Cozinha das Emoções

Promovido pela aBioFamily | Oradores: Daniela Ricardo e Luís Baião

Daniela Ricardo e Luís Baião conversam para ajudar a entender melhor as emoções e de que forma elas afetam o nosso corpo e como podemos harmonizá-las através da alimentação, contribuindo simultaneamente para uma saúde e vida mais equilibradas. Este é o tema do mais recente livro de Daniela Ricardo - Cozinha das Emoções.

15:00  -  16:00
Palestra - Alterações Climáticas e Saúde Ambiental

Promovido pelo International Federation of Environmental Health
Oradora: Susana Paixão

Pretende-se, com esta palestra abordar o tema das alterações climáticas, a sua relação com a saúde bem como as medidas de mitigação e adaptação em saúde ambiental.

15:25
Dueto - Miguel Poaires Maduro + George Papaconstantinou
16:00  -  17:00
Palestra - Como manter estados de Felicidade e Alegria mesmo em tempos de isolamento social

Oradora: Lilly Rahy

16:00  -  17:00
Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Aldeia Índigena Kamanawa

Promovido pela Kianda Amassunu

Apresentação do projeto de Desenvolvimento Sustentável da Aldeia Índigena Kamanawa, no estado do Acre, na Amazónia brasileira. Kianda e Mayá Kamanawa

16:00  -  17:00
Workshop - Activa a tua Capacidade de Sonhar

Promovido pela EUS School of Being ! Oradores: Rita Sambado e Rodrigo Maia Loureiro

Aquilo com que mais nos cruzamos hoje em dia, infelizmente, é com pessoas sem sonhos ! E isto pode parecer normal de tão comum que é, mas na verdade não é! É do sonho que tudo parte, dessa intenção que tem a capacidade de mexer mundos para fazer acontecer.
Os sonhos têm a capacidade de manter a chama do entusiasmo activa, e tornarem-se num suporte, para nos momentos mais desafiantes te lembrarem a razão pela qual estás a correr!
A capacidade de sonhar é tão mais forte, quanto mais os teus sonhos estiverem alinhados contigo; quanto mais eles te fizerem vibrar; quando mais eles nascerem de um lugar bem autêntico de ti.
E como é que isso se faz? Como se activa esta capacidade de sonhar? E é exactamente sobre isso que te queremos falar!

16:40  -  17:00
Palestra - Expandir a consciência e viver em abundância

Orador: Luís Martins Simões

Em tempos de contracção da sociedade, tempos de estado de emergência, de proibição, de escassez e de privação de liberdade, tempos incómodos e muito desafiantes para a humanidade em geral, importa saber como expandir a consciência e viver em abundância.

17:00  -  17:30
Resolver Enigmas com o Escape IN

Promovido por Mapa Zero | Oradora: Rita Castro

Venham jogar um jogo Escape IN, resolver enigmas e escapar

17:00  -  17:45
Showcooking - Nós e os nossos alimentos

Promovido por Chef Cleo

Com os impactos da alimentação moderna e a alimentação em tempos de pandemia faz-se relevante ter mais consciência sobre a importância do ato de comer.
Comer é uma das formas de sentirmos prazer. Então como fazer melhores escolhas e ter em casa alimentos saborosos, que promovam bem estar, energia vital, beleza e longevidade?

17:00  -  17:45
Aula do Yoga para Todos

Promovido por Áshrama Estoril Centro do Yoga e por Áshrama Oeiras Centro do Yoga
Mestra Dina Santos - Áshrama Oeiras Centro do Yoga
Professora Ana Cunha - Áshrama Estoril Centro do Yoga

A prática do Yoga é recomendada para todas as pessoas saudáveis - Mulheres e Homens, Jovens de Todas as Idades.

17:00  -  18:30
Mesa Redonda - Economia circular: a experiência do terreno

Promovido por CEC Lisbon e CEC Braga

Painel de discussão com diferentes projetos de economia circular de Lisboa e Braga.

17:00  -  18:30
GTrends: Fórum de Tendências em Sustentabilidade - Powered by REN

Promovido pelo Greenfest

Com a presença de:
- Miguel Reynolds | CEO da CorkBrick
- Constança Casquinho | Professora do curso Strategy Consulting e Mindfulness In Leadership na Nova SBE, Responsável pelos Nova SBE Consulting Labs
- Alcino Lavrador | Diretor Geral - Altice Labs
- António Brito | Presidente do Instituto Superior de Agronomia (ISA)
- Sara Oliveira | Research Engineer - Food Processing and Nutrition Group do INL
- André Dias | CTO da GoWithFlow
- Isabel Sousa | Professora do ISA e Coordenadora do LEAF Research Centre
- Carla Maria Gomes | Investigadora do Observa-ICSU Lisboa
- Pedro Janeiro | Senior Manager, Strategy & Consulting da Accenture

18:00  -  18:45
Palestra - Menopausa: os anos de transição

Promovido pelo Instituto Macrobiótico de Portugal | Oradora: Antonella Vignati

Para muitas mulheres, a ideia da menopausa equivale a um senso de luto, perda ou tabu. Isto deve-se a uma cultura na qual o valor da mulher é diretamente e exclusivamente relacionado com o seu aspecto físico e a sua juventude. Uma cultura que ainda patologiza (e medica) qualquer manifestação da fisiologia da mulher, e claramente não podia poupar a menopausa. Preparar a transição é fundamental e passa por reconhecer os sinais incipientes da pré-menopausa que podem começar tão cedo como aos 35 anos: alterações dos ciclos (mais curtos ou mais longos, fluxo mais escasso ou mais abundante, aparecimento ou regresso de sintomas pré-menstruais, etc.). Mudanças mais ou menos subtis na nossa forma de estar, agir e pensar que são marcadas pelas mudanças hormonais em curso.
Sinais que não querem dizer que que falte muito pouco para a menopausa, nem que a nossa fertilidade acabou, mas sim que estamos a entrar lentamente numa etapa diferente que aos poucos, no curso dos próximos anos, nos vai levar até à menopausa.
A nível de conteúdos, serão ferramentas para viver em harmonia e aceitar com graciosidade aquilo que será, esperemos, uma etapa muito longa da nossa vida. Mais uma vez, os nossos aliados serão a Alimentação, a Fitoterapia, e o conhecimento da fisiologia feminina, entre outros.

18:00  -  20:00
Workshop - Técnicas Simples para Gestão de Stress & Aumento de Imunidade

Promovido por GAYA Immersions
Oradoras: Sara Montes e Chef Sónia Jordão

Alívio de Stress e Remédios Naturais para promover a Imunidade
Como se sabe, as emoções não expressas e as perturbações mentais ficam armazenadas e mantidas no corpo, criando aperto físico, stress, tensão e, por vezes, um aumento do medos, o que leva a uma angústia geral e a uma menor imunidade.

Neste workshop de 1.30horas, vai ser explorada a ligação entre a respiração, o movimento e a quietude no desbloqueamento das partes do corpo que guardam emoções negativas.
Também serão ensinadas receitas fáceis para aumentar a imunidade, através de remédios naturais que podem ser facilmente feitos em casa.

18:30  -  20:00
Mesa Redonda - Smart Cities - Soluções low tech para a descarbonização

Promovido pela Get2C

Com a participação de:
- Joana Balsemão | Vereadora da Qualificação Ambiental e Estrutura Verde, Alterações Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Cidadania e Participação da Câmara Municipal de Cascais
- Luísa Ferreira Nunes | Bióloga, Professora e Ilustradora
- Miguel Salvado | Vereador da Rede Viária, Mobilidade, Trânsito, Frota Municipal e Iluminação Pública da Câmara Municipal de Almada
- Silvino da Silva Lúcio | Vice-Presidente da Câmara Municipal da Azambuja
- Susana Carvalho - EarthWatchers

O termo smart city está, entre outras definições, associado à combinação de inovação urbana com as pessoas e o meio ambiente, reconhecendo a colaboração entre os vários grupos como as empresas, os governos locais, a academia, as associações, as pessoas, etc, procurando soluções eficientes para uma cidade do futuro mais sustentável.

O conceito de smart city é abrangente mas o desenvolvimento sustentável, as questões ambientais, a inclusão social, a resiliência, a mobilidade e a conectividade estão geralmente associadas e quando pensamos em criar uma cidade inteligente, pensamos em qualidade de vida e bem estar. A inteligência das cidades está nas pessoas, tanto as que lá vivem como as que governam e as soluções/decisões só existem tirando partido das tecnologias da informação, do conhecimento e da comunicação.
Mas será uma cidade do futuro e inteligente apenas possível com tecnologia de ponta? Pode e deve uma smart city também ser low tech? Que meios e métodos devemos utilizar para não deixar ninguém para trás? Que abordagens são necessárias que permitam às comunidades locais desenvolver estratégias de base, reforçando a coesão e a proximidade? Qual o papel das soluções de base natural? Que aposta deve ser feita na adoção de projetos de sensibilização capazes de fomentar a mudança de comportamentos sem a utilização de altas tecnologias?
Como envolver os cidadãos, mudar os seus comportamentos e garantir que eles têm uma palavra a dizer nas políticas das suas cidades, o papel da natureza e a regeneração dos ecossistemas ou a capacidade de adaptação sem recurso à alta tecnologia são, entre outros, temas desta conversa.

19:00  -  19:45
Aula - Chi Kung - Práticas de Cuidado e Utopia

Promovido pelo Instituto Macrobiótico de Portugal | Instrutora: Margarida Bettencourt

O Corpo não é algo em que reflectimos de vez em quando. Fazemos o corpo, adquirimos o nosso próprio corpo - e esse é um processo de mutação e transformação, um projecto aberto cheio de possibilidades.
Vivemos um tempo em que a vulnerabilidade do corpo está a ser dramaticamente exposta e revelada. No entanto, a atitude radical pode ser o aceitar dessa vulnerabilidade, ser objetor de consciência e recusar a atitude marcial. Através de uma prática criativa desenvolver a habilidade de sentir a totalidade das coisas como parte de cada um de nós - ser responsável de uma forma vital e apaixonada.

Nesta sessão vamos invocar o nosso Dragão essencial.

20:00
Concerto Casa America Latina
20:00  -  21:00
Palestra - Sustentabilidade Pessoal

Promovido pela Regenerar | Orador: Lourenço Azevedo

20:05
Encerramento

Fecho da 13ª edição do Greenfest Carcavelos com Pedro Norton de Matos