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Comandante Mesquita

Associação David Melgueiro

Entre 1973 e 1987
Foi oficial Piloto, Imediato e Comandante de todo o tipo de navios de pesca, operando em todas as zonas de atividade da pesca longínqua, em unidades de pesca industrial. Neste período desta-se o Comando do primeiro atuneiro cercador oceânico o "TUNAMAR" e durante 3 anos o primeiro Imediato do navio de Investigação das pescas o "NORUEGA" que foi buscar à Noruega e também no mesmo periodo ainda teve o seu comando.
Um ano como oficial Imediato em cargueiros de 4000 a 16000 tons
Um ano como oficial piloto em petroleiros de 17.000 a 135.000 tons
Foi diretor de frota e de produção da maior frota nacional de pesca de sardinha a "FENACOPESCAS" em Peniche(12 traineiras cerca de 300 pescadores);
Entre 1988 e 2012
Funcionário da Comissão Europeia na Direçao Geral das Pescas/ DG MARE onde se destacam os cargos seguintes:
-Responsável pela controlo da implementaçao das medidas técnicas de conservaçao efetuado pelas autoridades de inspeção e controlo das pescas em França e Espanha
-Foi gestor e negociador dos acordos de pesca celebrados entre a CE com Angola, Cabo Verde, Guiné - Bissau e Mauritânia
- Foi o assessor do Diretor Geral da DG MARE, tendo neste periodo sido o responsável pela promoçao e gestao de todas as atividades e eventos da DG MARE no pavilhao da UE na EXPO 98
- Durante 6 anos foi negociador no grupo da NAFO ( North Atlantic Fisheries Organisation) e membro do STACTIC ( Standing Committee on International Control) - frotas europeias de pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova Canada
- Foi ainda responsável pela gestão da pescaria do Atum rabilho no Mediterrâneo e membro nas delegações da CE no ICCAT de 2007 a 2010
- Entre 2010 e 2012 foi o responsável pela gestão do plano de recuperação da pescaria de bacalhau no Mar do Norte e pela gestão das pescarias pelagicas no Mar Báltico

14:20 - 14:40 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ Sala Santander

Sex 28 de Maio

Projeto Blue Wind - Transporte marítimo ecológico

O projeto BLUE WIND é um projeto inovador e pioneiro enquadrado pelas orientações do Green Deal da UE e pela Estratégia de Portugal para o Mar 2020-2030.